SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PLUNCT PLACT ZUUUM 1 - 1983

Plunct, Plact, Zuuum foi um programa especial infantil exibido na Rede Globo em 1983, escrito por Wilson Rocha e dirigido por Augusto César Vanucci, e o primeiro de uma série de musicais infantis que a Globo apresentou no mesmo ano, seguindo a tradição dos programas premiados que deram origem ao projeto: Vinícius para Criança: A Arca de Noé, A Arca de Noé 2 e Pirlimpimpim. O programa foi um resultado de uma criação coletiva.

Proibidos de fazer as coisas que amavam, as crianças Aretha, Bruno Netto, Fabiano Vannucci, Marinela Graça Mello e Paulo Vignolo planejam se mandar. Eles encontram um titereiro que passa a lhes contar histórias. Assistem então à chegada de um Ovni, montado com lixo e tesouro. Assim, começa a aventura da turma, com o apoio de um estranho ser que viaja dentro de um carrinho de bebê. No caminho, as crianças conhecem um burocrata que exige os documentos da nave, o Planeta Doce e o Planeta Formigueiro.

Tudo foi especialmente produzido para o programa, desde o roteiro até a trilha sonora. Para a montagem do programa, o Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, foi transformado em uma plataforma de lançamento de foguetes.

Usaram-se recursos como o chromakey (recurso que permite que a imagem gravada por uma câmera possa se incluir em outra, criando-se impressão de primeiro plano e fundo), que simulava os personagens flutuantes. Stil criou os efeitos visuais de alguns quadros e balés de bonecos. Objetos surgiam entre atores e músicos em cenários sexy.

Raul Seixas compôs e cantou O Carimbador Maluco. Sérgio Sá criou o tema da Gruta das Formigas. Já Nelson Motta e Lulu Santos compuseram Sereia, cantada por Fafá de Belém. O tema principal Use a Imaginação foi cantado por José Vasconcelos e pelo coro infantil. E a música Brincar de Viver, que é versão de Guilherme Arantes para uma canção de Jon Lucien foi interpretado por Maria Bethânia. Jon Lucien faleceu recentemente, em 2007.

O sucesso do especial rendeu a produção de um disco pela gravadora Som Livre, com sua trilha sonora. A escolha das músicas e dos intérpretes foi feita pelo diretor musical do programa Guto Graça Mello e Ezequiel Neves, os mesmos de Pirlimpimpim.

Os maiores hits deste seriado foram as músicas O Carimbador Maluco e Brincar de Viver, que são constantemente lembradas até os dias de hoje.


1- CARIMBADOR MALUCO (Raul Seixas)
2- GRUTA DAS FORMIGAS (Sérgio Sá)
3- SEREIA (Fafá de Belém)
4- SERÁ QUE O KING KONG É MACACA? (Gang 90 & Absurdettes)
5- SOPA DE JILÓ (Aretha)
6- BRINCAR DE VIVER (Maria Bethânia)
7- PLANETA DOCE (Jô Soares)
8- 1+1 É BOM DEMAIS (Eduardo Duzek)
9- ILHA DA HIGIENE (Zé Rodrix)
10- USE A IMAGINAÇÃO (Zé Vasconcelos e a Turma do Pirlimpimpim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário