Plunct, Plact, Zuuum foi resultado de uma criação coletiva. Proibidos de fazer as coisas de que gostavam, as crianças Aretha, Bruno Netto, Fabiano Vanucci, Marinela Graça Mello e Paulo Vignolo planejam fugir de casa. Eles encontram um titeriteiro (José Vasconelos) que passa a lhes contar histórias. Assistem então à chegada de uma estranha nave espacial, montada com peças de ferro-velho e objetos esquecidos. Assim, começa a aventura do grupo, com o apoio de um estranho ser que viaja dentro de um carrinho de bebê. No caminho, as crianças encontram muitas novidades, como um burocrata que exige os documentos da nave (Raul Seixas), um planeta feito de doces e outro habitado por formigas Gigantes.
"O Carimbador Maluco" tema inesquecível na voz de Raul Seixas
Tudo foi especialmente produzido para o programa, desde os textos até as músicas, e diversos artistas participaram da história, entre eles Jô Soares (mestre-cuca e rei), Fafá de Belém (sereia), Eduardo Dusek (o mestre da matemática) e Maria Bethânia (fada), que interpretou o grande sucesso de Guilherme Arantes e Jon Lucien Brincar de viver. Raul Seixas foi responsável pelo número musical “O carimbador maluco”; Sérgio Sá criou a música “Gruta das formigas”; Já Nelson Motta e Lulu Santos compuseram “Sereia”, interpretada por Fafá de Belém. A música de abertura e encerramento do programa, “Use a imaginação”, foi cantada por José Vasconcelos e pelas crianças.
Jô Soares interpretando a música "Planeta Doce"
Para a montagem do programa, o Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, foi transformado em uma plataforma de lançamentos de foguetes. Usaram-se recursos como o chromakey (que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo), que simulava o vôo dos personagens. Foram também criados por Stil desenhos animados para alguns quadros e balés de bonecos, e objetos surgiam entre os atores e cantores em cenários multicoloridos.
Participação de Eduardo Duzek no especial
O sucesso do musical rendeu a produção de um disco pela gravadora Som Livre, com a trilha sonora do espetáculo. A escolha das músicas e dos intérpretes foi feita por Guto Graça Mello, diretor musical do especial, e Ezequiel Neves, os mesmos de Pirlimpimpim. O programa também ganhou uma medalha de prata no International TV Film of New York, em 1983.
Maria Bethania na música "Brincar de Viver"
Nenhum comentário:
Postar um comentário