SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PIRLIMPIMPIM 1 - 1982

O programa foi levado ao ar pela Rede Globo, na faixa de programação “Sexta Super”, dia 8 de outubro de 1982, às 21h. Foi apresentado pela menina Aretha e fez parte das comemorações do centenário de nascimento do escritor Monteiro Lobato. No infantil, a magia da obra de Monteiro Lobato foi desenvolvida a partir do imaginário sugerido pela palavra Pirlimpimpim. Participaram do especial o elenco do Sítio do Picapau Amarelo (1977) e diversos cantores, como Jorge Benjor, Moraes Moreira, Baby Consuelo, Lucinha Lins, Zé Ramalho, Dona Ivone Lara, Fábio Jr., Ângela Ro Ro, Bebel Gilberto, Ricardo Graça Mello e Jane Duboc, que deram vida a diversas criações do escritor.

No programa, Aretha é levada por besouros para um passeio no Sítio do Picapau Amarelo, onde encontra o Visconde de Sabugosa (Moraes Moreira), que apresenta “Pirlimpimpim”, música de Moraes Moreira e Fausto Nilo, tema do programa. O próprio Visconde leva a menina para conhecer outra moradora do Sítio, a boneca Emília (Baby Consuelo), que, dormindo na caixa de costura, acorda mal-humorada. Mas logo é envolvida por Aretha e, entre muitas brincadeiras, canta “Emília, A Boneca Gente”, de Pepeu Gomes e Baby Consuelo.

Sempre absorvida pela leitura de histórias de aventura, Narizinho (Bebel Gilberto) não se dá conta de toda a movimentação no Sítio, e parte para uma fabulosa viagem de balão. Para conhecer seu herói Pedrinho (Ricardo Graça Mello), Aretha é obrigada a realizar uma viagem no tempo. Depois de vencer inimigos, como piratas, Pedrinho parte para salvar o Visconde, que havia caído no mundo da lua. É lá, ao som de “Lindo Balão Azul”, de Guilherme Arantes, interpretada por Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde, que eles vão descobrindo as maravilhas do universo. Além dessas, muitas são as aventuras vividas por Aretha e toda a turma. Quando o sonho acaba, como num passe de mágica, Aretha se vê sozinha no Sítio do Picapau Amarelo. Acompanhando uma animação criada por Still, ela tenta reencontrar seus amigos no mundo da fantasia, mas, sem sucesso, volta para casa ao som de “Real Ilusão”, de Daltony Nóbrega.

As gravações do especial foram realizadas no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, durante quatro dias. Guilherme Arantes: “Eu tinha a sinopse que o Guto me passou e tinha Monteiro Lobato ali comigo. Lindo Balão Azul foi feita em cima dessa sinopse, foi produzida mesmo, não foi aquela coisa que vem da inspiração. Levei uns dias tentando entrar no clima do musical e aí saiu. Foi uma música rápida, sem aquele namoro com as idéias.



1- SÍTIO DO PICA PAU AMARELO (Dona Benta:  Zilka Sallaberry)
2- PIRLIMPIMPIM (Visconde de Sabugosa: Moraes Moreira)
3- NARIZINHO (Narizinho: Bebel )
4- CAMINHOS DE AVENTURA (Pedrinho: Ricardo Graça Melo)
5- LINDO BALÃO AZUL (Moraes Moreira, Baby Consuelo, Ricardo Graça Mello, Narizinho, Aretha)
6- EMÍLIA, A BONECA GENTE (Emilia: Baby Consuelo)
7- CUCA (Cuca: Angela Rôrô)
8- SACI PERERÊ (Saci: Jorge Ben)
9- OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES (Profeta: Zé Ramalho)
10- FESTA ANIMADA  (Tia Anastácia: Dona Ivone Lara)
11- RAPUNZEL (Rapunzel: Lucinha Lins e Príncipe: Fábio Jr.)
12- REAL ILUZÃO (Aretha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário