SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A NAVE MÁGICA

O especial infantil foi concebido por Augusto César Vannucci, também supervisor geral do programa, que teve direção de Paulo Netto e José Mário Pereira e foi exibido na Sessão aventura – faixa de programação vespertina da emissora.



Nave mágica é um programa musical, que narra a aventura de sete crianças: Priscila Rocha, Rafael Vannucci, Janaína Alves, Patrick de Oliveira, Úrsula Corona, Ana Carolina Pereira e Aretha. Depois de várias tentativas, a turma consegue construir um robô capaz de materializar tudo o que elas imaginam. Para realizar o projeto, elas usam peças eletrônicas, sucata e materiais domésticos, dando vida ao robô Byte-Bit. Sua cabeça é um penico; seu chapéu, um desentupidor de pia; e seu corpo, um cabo de vassoura.


Byte-Bit se comunica com uma nave espacial comandada por uma moça chamada Avid – um jogo com as letras da palavra “vida”. A nave vem ao encontro das crianças, que embarcam animadas junto com o robô e iniciam uma história de aventura pelo universo. Atentas às questões ambientais do planeta, as crianças mostram para Avid como a Terra está sendo vítima da falta de preservação, com as crescentes queimadas da Amazônia e a matança de jacarés.


Nove músicas foram especialmente compostas para o programa por Daltony Nóbrega, Altay Veloso, Paulo Netto, Cláudio Rios, Reinaldo Gonzaga e Sérgio Sá, todas interpretadas pelos atores ao longo da narrativa, com letras que faziam parte da história.


O programa foi produzido em outubro de 1991, mas a Rede Globo preferiu exibi-lo apenas no ano seguinte, por ocasião da Conferência Mundial da ONU para a Preservação do Meio Ambiente (Rio-92), já que o especial abordava temas como a preservação da natureza.


As gravações do especial foram realizadas na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e nos estúdios da Renato Aragão Produções, no Rio de Janeiro.


O robô e a nave espacial foram criados pelo Centro de Tecnologia Aplicada da Rede Globo (Cetap), que também produziu maquetes de cidades por onde a nave passava e efeitos de computação gráfica para algumas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário