SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

segunda-feira, 15 de março de 2010

TV COLOSSO

A TV Colosso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Xou da Xuxa, exibido em 19 de abril de 1993 até 3 de janeiro de 1997 na Rede Globo de Televisão. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho).


Na TV Colosso utilizavam-se bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. Havia a protagonista Sheep Dog Priscilla; o operador, Borges um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação da TV Colosso. Logo abaixo está a lista de alguns desenhos que foram exibidos na TV Colosso:  Animaniacs, As Aventuras dos Ursinhos Gummi, As Aventuras de Mickey e Donald, Capitão Planeta, Caverna do Dragão, Darkwing Duck, De Volta Para o Futuro, Eek! The Cat, Em Busca do Vale Encantado (filme), Esquadrão Marte, Família Dinossauros, He-Man, Grump, o Feiticeiro Trapalhão, Homem-Aranha, Pinóquio, Meu Querido Pônei, Moranguinho, Mr. Bogus, Nick & Neck, Desenhos Incríveis - O Show,  Os Simpsons, Os Smurfs, Perdido nas estrelas com Macaulay Culkin, Power Rangers, Ren & Stimpy, Samurai Pizza Cats, She-Ra, Snorks, Sonic the Hedgehog (SatAM), Super Mario Bros., Superted, Spiff & Hércules, Swat Kats - O Esquadrão Radical,
Taz-Mania, The Chipmunks - Os esquilos da pesada, Thundercats, Tico e Teco e os Defensores da Lei,
Três é Demais, Troopers, Tiny Toon, Turma da Mônica, A Vida Moderna de Rocko, X-Men: Animated Series.


O humor do programa, às vezes, não era tão infantil, pois havia freqüentes referências ao "universo adulto" em meio aos bonecos, brincadeiras e piadas. Havia, por exemplo, o apresentador do jornal Walter Gate, numa referência ao caso Watergate.  Havia ainda uma cadelinha do tempo, o diretor da TV chamado JF e o Capachildo Capachão seu assistente puxa-saco, além das pulgas que ficavam sabotando a programação dentro dos circuitos eletrônicos.
 

Alguns dos programas apresentados pela TV Colosso eram paródias dos programas da Rede Globo e de outras emissoras e foram o noticiário "Jornal Colossal", sátira do Jornal Nacional; o "Clip-cão", paródia do Clip Clip, com o apresentador Thunderdog, um sósia canino do então vj da MTV Thunderbird; a novela mexicana "Pedigree", "Os Vegetais não Mentem", "A Princesa Pirata", cópias caninas das novelas; o seriado "As Aventuras do Super-Cão", brincadeira de super-herói com o policial 22-2000 Cidade Aberta; as "Olimpíadas de Cachorro", versão canina do Esporte Espetacular; e os programas do cachorro contador de histórias Jaca Paladium: o "Acredite Se Puder" e "Selvagem Mundo Animal" com os maiores absurdos da história satirizando respectivamente os programas "Acredite se quiser", famoso nos anos 80, e "Mundo Animal". Até o Você Decide foi vítima de paródias caninas como "Você Escolhe".


Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em distonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa.
 
 
A criação do programa esteve a cargo do gaúcho Luiz Ferré e de Beto Dornelles do Grupo Criadores e Criaturas, Ltda., com o apoio dos redatores Valério Campos e Toninho Neves que já trabalhavam com o grupo há muito tempo. Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz etc.
 


Os mecanismos que davam expressão facial aos bonecos do programa foram desenvolvidos pela Inventiva Bonecos e Cenários a eletrônica de comando foi criada e desenvolvida por Daniel Segal que visitou os estúdios de cinema de Los Angeles para pesquisar tecnologia e materiais. Os movimentos eram comandados por rádio-controle, dando aos bonecos plena liberdade dos sets. O dublador Hamilton Ricardo era o responsável pelas vozes de vários personagens: Paulo Paulada, o segurança da TV Colosso; Jaca Paladium, um cachorro que ameaçava ferir todo mundo que não acreditava nele; o vilão Vira-Lata de Aço; Câmera Ney; e Roberval, o Ladrão de Chocolates.


Técnicas de efeitos especiais foram utilizadas pela produção da TV Colosso, como o chroma key (recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo). Assim, podiam aparecer na tela personagens que voam, que mergulham no fundo do mar, ou que têm apenas suas cabeças. Foi também utilizado o newsmate (técnica que possibilita a colocação de uma imagem recortada sobre outra), que permite a fusão dos bonecos com o cenário imaginário. Não podiam ficar de fora recursos de animação que produziam a animação dos raios do Bullborg, e as aberturas dos quadros do programa.


De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.  No ano de estréia, o programa apresentou o especial de Natal TV Colosso Especial.



Na Copa de 1994, era exibido um clip com os personagens interpretando a música Coração Verde e Amarelo, tema da Globo para a Copa e que posteriormente seria convertido em tema das transmissões de futebol da emissora.


Em 1995, em comemoração do Dia das Crianças, foi produzido um especial TV Colosso Especial Terça Nobre, no qual os bonecos interagiam pela 1a vez com atores. Um dos cenários utilizados foi a academia da novelinha Malhação e grande parte do seu elenco colaborou no especial.


O programa saiu do ar no dia 3 de janeiro de 1997, cedendo o horário aos programas Angel Mix e Caça Talentos, comandados por Angélica.
 


Em 2000, os personagens da TV Colosso retornaram numa participação especial do programa Bambuluá, no qual Priscila, Gilmar, JF e Capachão caem num chafariz de pipoca.  Em 2004, os mesmos personagens cantaram o tema "Eu Não Largo o Osso" no especial Estação Globo.


Em 2008, personagens como Priscila, Gilmar, o Chef de cozinha, Capachão e outros apareceram dia 10 de Outubro de 2008 no programa da Ana Maria Braga, Mais Você num programa especial para o dia das crianças.


Em 2009, novamente no programa Mais Você, Priscila e outros personagens da TV Colosso apareceram em comemoração ao aniversário de Tom Veiga, ator que interpreta o boneco Louro José, no dia 6 de março. A mesma Priscila, pouco mais tarde, participou ao vivo do Video Show, falando sobre novidades da TV Colosso, como a peça de teatro Eu Não Largo o Osso e o lançamento de uma série de DVDs com os melhores momentos do programa.


Recentemente, os personagens da TV Colosso participaram do Criança Esperança 2009.

Em outubro de 2009, a Som Livre juntamente com a Globo Marcas lançou alguns DVD's com os melhores momentos da tv colosso.
  • Vol. 01 - TV Colosso - A Princesa Pirata e as Aventuras do Supercão
  • Vol. 02 - TV Colosso - A Carrocinha do Amor e Outras Histórias
  • Vol. 03 - TV Colosso - Inimigos Para Sempre e a Dupla Rodoválio e Gumercindo
Na sétima edição do reality show Big Brother Brasil, realizada em 2007, um dos quartos da casa foi batizado pelo diretor Boninho com o nome TV Colosso. Boninho foi criador e diretor do programa infantil, junto com Luiz Ferré e Roberto Dornelles.
 


Em tom de brincadeira, os integrantes do Pânico na TV dizem que Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo, participou do programa dentro da fantasia de Priscila, o que de forma alguma é verdadeiro - Scarpa ainda vivia no interior de Minas Gerais quando da exibição do programa. A brincadeira vem do fato de que Scarpa já participou de outro programa, Descontrole, dentro de uma fantasia: o Corvo.


A cada dois meses, os bonecos passavam por uma lavagem completa, com shampoo e condicionador.  Com o crescimento das emissoras, a Rede Globo comunicou a possível volta do programa nas manhãs de segunda a sexta. Atualmente, Globo, Rede Record e SBT disputam a preferência dos telespectadores na faixa. No passado, a TV Colosso alcançava 12 pontos facilmente, fazendo da emissora carioca líder do horário. Ainda não está confirmado o retorno do programa, porém, os bonecos estão bem conservados, reduzindo custos de produção. Se for confirmada a volta da TV Colosso, sua estréia está prevista para 2010.

Um comentário:

  1. Eu estudava a tarde e passava a manhã assisitindo. Nossa, adorava, sei até hoje o nome de praticamente todos os cachorros. Adorava os 3 Gilmares, Super Cão. Os desenhos marcaram muito, principalmento o do X-Men. Tinha de voltar, mas tiraram até a TV Globinho e colocaram a Fátima Bernardes. Aos poucos as manhãs da Globo vão ficando adultas...

    ResponderExcluir