SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

sábado, 31 de julho de 2010

MENUDO

Menudo é um grupo musical, classificado por muitos como uma boyband latina de Porto Rico, criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz.


Na década de 80 passaram pelo grupo Xavier Serbia, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa e Ricky Martin, alcançando projeção nacional. O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi a Venezuela, posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.


O Menudo foi um fenômeno na America Latina; no Brasil, por exemplo, arrastou milhões de adolescentes (leia-se, meninas) de todas as classes sociais, que formavam milhares de fãs-clubes, numa extensão comparada apenas à beatlemania no mundo. O Menudo na década de 1980 era o grupo musical de maior visibilidade na mídia brasileira, os garotos porto-riquenhos apareciam a maior parte do tempo em programas televisivos, de rádios, revistas, jornais, enfim toda a imprensa específica para celebridades estava voltada para o fenômeno artístico Menudo.


Nesta época, os menudos de Porto Rico chegavam a fechar os mais caros hotéis no país apenas para seu staff; os shows só podiam ser realizados nos maiores estádios de futebol das principais cidades brasileiras, devido ao imenso tamanho do público; e produtos como camisetas, bottons, álbuns, pôsteres, etc. vendiam tanto, que o grupo se sustentaria apenas com a venda destes, sem mencionar os shows e discos.


Na época que o Menudo atingiu seu apogeu na América Latina, seus componentes eram - os então adolescentes - Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e o ainda famoso Ricky Martin, este na época um pré-adolescente. Cada um deles tinha sua própria legião de fãs, para as quais eles cantavam músicas em espanhol, inglês ou português, como a romântica "If you're not here" ou então as bem dançantes, como a inesquecível "Não se reprima" com sua coreografia característica.


O sucesso do grupo foi diminuindo por conta da substituição de alguns componentes. Quando algum componente do grupo se tornava adulto era substituído por um outro adolescente. O problema é que devido a saída de alguns componentes, muitas meninas deixavam de ser fãs do grupo, principalmente porque dentre os componentes tinham os favoritos, como Robby, Charlie, entre outros, então sua saída provocava uma intensa comoção entre as adolescentes, muitas se afastavam das atividades do grupo. Por isso, cogitou-se, no final da década de 1990, que o Menudo tinha acabado, mas na verdade, tinha mudado tanto que pareceu que o grupo acabara.


Mas o grupo não acabou, num Reality show chamado "Making Menudo" feito em 2007 , mas exibido na televisão só em 2008 , produzido pela MTV, tinha com função escolher 5 (cinco) novos rapazes para continuar a banda "Menudo". Esses rapazes foram estes: Carlos, Chris, José, Monti, Emmanuel.


Carlos Olivero veio de Chicago; Chris Moy, de Nova Iorque e José Monti Montañez, José Bordonada Collazo e Emmanuel Vélez Pagán vieram de Porto Rico.


O Reality show escolheu a nova formação da boy band mais famosa de todas. O programa é o jeito que a gravadora conseguiu de fazer o novo grupo decolar, já que nenhum após as primeiras formações estourou. O "novo Menudo" gravará um disco e sairá em turnê pelo mundo.

11 comentários:

  1. nada subistitui o menudo original eu fui mto fa na epoca hoje tenho 39 anos nunca vi nada que possa ser pelimenos concorente

    ResponderExcluir
  2. Estava aqui achando que numa parte curiosa é que em 1990, quando o grupo New Kids On The Block fazia muito sucesso, porém, quase não lembro de que NKOTB não estivesse em nenhum programa de TV, a gravadora decidia colocar o grupo Menudo de volta para gravar mais um disco em português que foi "Os Últimos Heróis", a formação do grupo era Sérgio Blass, Ruben Gomez, Robert, Rawy e Adrian. Eu lembro dessa época, quando eu tinha 4 anos.

    ResponderExcluir
  3. Esqueceu de mencionar Ricky Melendez, acho que ele foi do primeiro grupo, sendo que os primeiros discos da banda eram mais infantís, que serviu de inspiração para o grupo Balão Mágico. Também poderia dizer, mesmo eles não tinham vindo ao Brasil, alguns componentes que pisaram por pouco tempo no Menudo, como é no caso de Ralph (1987), Cesar (1990), Jonathan e Edward (1991).

    ResponderExcluir
  4. curti mto menudo tbm,era um sucesso q eu e mnhas amigas ensaiavamos para ir em programas de tv para dançar.. hj tnho 39 anos.nada dos dias de hj se compara com nossa adolescencia era tudo mto bom de se aproveitar amava o robby.fui a um show deles no morumbi nunca vou me esquecer marcou mto .

    ResponderExcluir
  5. eu tambem amava eles e ate hoje

    ResponderExcluir
  6. nunca deixarei de ama-los.Tive o prazer de conhecer o Ray em uma tarde de autografos nos anos 80.

    ResponderExcluir
  7. foi uma adolescencia muito boa, eu nunca que posso esquecer o grupo menudos.até hoje tenho cd, qd escuto relembro tudo.eu adorava o robby

    ResponderExcluir
  8. Adelson Vasconcelos:

    Menudo fez a trilha sonora da minha adolescência. Conquistei muitas meninas imitando Robby, pois, hoje, aos 42 anos de idade, pai de dois filhos, ainda canto algumas músicas do Menudo em português, inglês e espanhol. Que década de ouro foi a década de 80 com boas músicas e melodias. Gostaria muito de ter notícias de Robby Draco.

    ResponderExcluir
  9. Adelson Vasconcelos
    email: advasi_01@hotmail.com

    advasi_01@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Amava demais o Menudo.Era um tempo de pureza nos corações adolescentes,muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Meu deus!! falar dos MENUDOS, enche meus olhos de lágrimas, cheguei a deixar de merendar na escola só pra sobrar o dinheiro pra comprar poster dos MENUDOS e etc..., Amooo os MENUDOS, nunca os esqueçerei, eles representam muinha adolescencia; que bom seria que meus filhos vivessem aquela época;

    ResponderExcluir