SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

sábado, 1 de maio de 2010

DANIEL AZULAY E A TURMA DO LAMBE-LAMBE

A Turma do Lambe-Lambe é um grupo de personagens infantis criados pelo cartunista brasileiro Daniel Azulay, protagonista de programas de televisão, revistas de histórias em quadrinhos / banda desenhada e um LP.


Os personagens são:  Pita, Piparote, Ritinha, Damiana, Xicória, Gilda, Professor Pirajá, Bufunfa e Tristinho.


A Turma do Lambe Lambe esteve no ar durante 10 anos, primeiro na antiga TVE e depois na Rede Bandeirantes, sempre apresentada por Daniel Azulay, que mostrou o mundo do desenho e da arte para milhares de crianças em todo o Brasil.



A volta à Televisão aconteceu em 1996, com o programa Oficina de Desenho Daniel Azulay, que tinha vários quadros com a Turma do Lambe Lambe e introduziu também o personagem Azulinho, a versão da Emília de Monteito Lobato, de Daniel Azulay.


Atualmente vai ao ar no canal Futura da net o programa Azuela do Azulay, e também o programete "Turma do Lambe-Lambe" na TV Rá-Tim-Bum.


Na década de 1980 foi publicada a revista da Turma do Lambe Lambe pela Editora Abril.
 
 
Daniel Azulay (Rio de Janeiro, 30 de maio de 1947) é um desenhista, músico e arte-educador brasileiro, criador da Turma do Lambe-Lambe. Ídolo de uma geração, trabalhou na televisão nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
 


Foi um dos criadores da vinheta de abertura do Jornal Nacional de 1972-74. No final dos anos 70 apresentou um dos quadros do programa infantil Pirlimpimpim, que era transmitido pelas emissoras educativas como a TV Cultura e a TVE. Entre outros, também fazia parte do programa, com bastante popularidade, o quadro Mãos Mágicas.


Em 1981 Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe se transferiram para a TV Bandeirantes, onde apresentou o programa TV Criança, criado por Maurício Sherman, que ocupava as tardes da programação renovada da emissora, quando do lançamento de seu novo logo, criado por Ciro Del Nero. Xuxa fora convidada para estrear como apresentadora nesse programa infantil. Foi convidada por Maurício Sherman, durante sua participação na bancada do programa Etc., que ia ao ar às segundas-feiras, às 23h, na TV Bandeirantes, apresentado por Ziraldo. Mas Xuxa achou o convite estranho, pois acabara de posar nua para a Playboy, então não aceitou. O mesmo Sherman a convidaria para ser apresentadora do Clube da Criança na Rede Manchete, em 1983.

4 comentários:

  1. É UMA PENA NÃO TERMOS PROGRAMAS EDUCATIVOS COMO O DE DANIEL AZULAY! TENHO MUITA SAUDADE DAQUELA ÉPOCA!
    ROBERTO
    DIVINÓPOLIS/MG

    ResponderExcluir
  2. tenho muito saudades dese tempo,como está triste hoje ser criança,posso dizer que tive uma infancia maravilhosa e pude assistir programas como esse é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Azulay, me emocionei quando ele esteve em Olinda Fliporto, feira literaria...as crianças e os adultos ficaram impressionados, ele possuii vários trabalhos de oficinas de desenho e artes pláticas, além de vários prêmios Nacionais e Internacionais de ajuda às Crianças e jovens através da Arte.

    VIVA DANIEL AZULAY...ALGODAO DOCE PRA VOCE!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada , Daniel Azulay !! você fez parte da minha infância e as recordações que tenho são maravilhosas...

    ResponderExcluir