SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

sábado, 3 de abril de 2010

A FAMÍLIA DINOSSAUROS

Dinosaurs (br: Família Dinossauros, por vezes também referenciado como Família Dinossauro), é um seriado de televisão estadunidense. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média.


Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions - a qual concebeu os bonecos que representam os personagens - e a Michael Jacobs Productions, entre 1991 e 1994, a série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens!


Dino da Silva Sauro:  Dublado originalmente por Stuart Pankin.Dino da Silva Sauro tem 43 anos de idade e é o patriarca da família Sauro.Dino orgulhosamente chama a si próprio de O Poderoso Megalossauro.Casado com Fran Sauro,com quem teve 3 filhos:Robert,Charlene e Baby Sauro.Dino trabalha cortando árvores na companhia Wesayso chefiada por Bradley P. Rachfield.Dino é um pouco tapado e muito sugestionável.Ocasionalmente dá conselhos paternos a Bob(Robert) e Charlene,e é agredido(geralmente com uma frigideira na cabeça)por Baby.Não gosta da sogra,Zilda.Tenta frequentemente impressionar a família.Bordão:" Querida,cheguei!"


Fran Sauro:  Dublada originalmente por Jessica Walter (1º voz) e Jennifer Spirit (2º voz). Fran Sauro tem 38 anos de idade e é ,a dona de casa matriarca da família Sauro.Filha de Zilda,casou-se com Dino da Silva Sauro com quem teve 3 filhos:Robert,Charlene e Baby Sauro.Fran muitas vezes se sente desvalorizada e deseja conversar mais tempo com a família.Sua melhor amiga,Mônica Desvertebrada influencia Fran a lutar pelos seus direitos.É mencionado na série que Fran seja um Alossauro.As suas 4 nadadeiras e pulsos a fazem parecer um Dilofossauro.


Robert Bob Sauro:  Dublado originalmente por Jason Willinger.Robert Sauro(apelidado de Bob)tem 15 anos de idade e é o filho mais inteligente e mais velho do casal Sauro.Bob frequentemente questiona as antigas tradições de dinossauros.Bob é a muitas vezes a voz da sebedoria entre dinossauros menos cultos e ignorantes.


Charlene Sauro:  Dublada originalmente por Sally Struthers.Charlene Sauro tem 13 anos de idade e é a 2º filha do casal Sauro.Charlene é elegante e materialista,gastadeira em excesso,vive pedindo dinheiro ao pai e adora ir ao shopping com as amigas.Charlen está sempre preocupada com a moda,a aparencia e as cores da estação e outros motivos futeis.Está despreocupada quanto as causas sociais.


Baby Sauro:  Dublado originalmente por Kevin Clash.Baby Sauro é o terceiro e último filho do casal Sauro.Infantíl,Baby ama execivamente a mãe,Fran e tem como hobbys assistir a TV e agredir o pai,Dino,geralmente com uma frigideira na cabeça recitando diverssas vezes o bordão:Não é a mamãe!No 1º episódio(O Poderoso Megalossauro)obsevamos o nascimento de Baby,o chocamento de seu ovo.Bordões:" Não é a mamãe!" e "Precisa me amar!"


Vovó Zilda:  Dublada originalmente por Florence Stanley.Vovó Zilda tem 72 anos de idade,usa cadeira de rodas e é a mãe de Fran Sauro.Zilda e seu odiado genro,Dino Sauro não cumpriram a antiga tradição de Dinossauros,que quando um dinossauro completa 72 anos de idade deve ser aremessado no poço de Piche por seu genro.Desde de então Zilda mora com os Sauro.Ocasionalmente agride o genro com a bengala.Zilda alem de Fran,teve Stan,filho mais velho.


Sr.Bradley P. Richfield:  Dublado originalmente por Sherman Hemsley.O sr.Bradley P.Richfield é o tirano tricerátopo carnívoro.Trabalha como supervisor executivo da Wesayso.Aparenta ter inteligência superiora ao de muitos dinossauro da série,apesar de usala mau intencionado.Tem comportamento semelhante ao de um sociopata.É um pai superprotetor e chega a devorar os namorados da filha,sem que esta saiba.Tem como hobby aterrorizar os seus funcionários,especialmente Dino Sauro.


Roy Hess:  Dublado originalmene por Sherman Hemsley.Roy Hess é um tiranossauro apatetado e melhor amigo de Dino Sauro.Apaixonou-se a 1º vista por Mônica Desvertebrada,amiga de Fran,a esposa de Dino.Ja foi casado com Mônica.Tem um fetiche por pescoços compridos.Teve um caso com Dina a irmã de Dino.


Mônica Desvertebrada:  Dublada originalmente por Suzie Plakson.Mônica Desvertebrada é a melhor amiga de Fran Sauro.É indentificada por Charlene como "lady"brontossauro.É uma mulher forte e independente com carreira social activa

Os maneirismos de Baby Sauro foram baseados filho mais novo de Bob Young, escritor e do produtor.


O fato do seriado se passar na pré-história fez com que os calendários da série funcionassem de trás para frente, ou seja, os anos diminuíam ao invés de aumentarem. Em um episódio, Bobbie perguntou ao seu pai (Dino) se ele se questiona porque isso acontece.


Os seres humanos apareceram em diversos episódios como homens da caverna, e os dinossauros expressaram freqüentemente a opinião que os seres humanos nunca poderiam desenvolver a inteligência. Uma piada do seriado era que os dinossauros não sabem distinguir os seres humanos "machos" e "fêmeas", como mostrado em um episódio (“A Dança do Acasalamento”) em que os tratadores do zoológico colocaram duas espécies humanas para procriar, porém as duas espécies eram do gênero masculino.


Em 1992, no episódio da série Os Simpsons “Black Widower”, a família Simpson assiste a um programa muito similar à Família Dinossauros. Um dinossauro pai pede que seu filho toque alguma música, e o filho responde, “Don't have a Stegosaurus, man!” Então um dinossauro bebê bate na cabeça do pai, fazendo com que o pai grite: “D'oh!” Bart faz um protesto dizendo que os personagens daquela família são uma imitação da família Simpson.


“O Dia da Geladeira”, no episódio de mesmo nome, tem características na maior parte do Natal e dia de Ação de Graças.


No episódio “Conduzindo Miss Zilda”, quando são perdidos no Vale dos Monstros há um paródia do Jurassic Park quando um mostro gigante está andando para o carro e o líquido no copo do Dino derrama a cada passo.


O episódio “Os terríveis dois anos” é uma paródia do filme O Exorcista.

O episódio "A Guerra do Pistache" é uma crítica à primeira Guerra do Iraque. A bandeira americana é transformada em alvo, que Bob e Carlão levam nas costas como parte do uniforme, e Dino faz o seguinte comentário: "Que mal pode acontecer à eles enquanto estiverem com a nossa Bandeira?


A família Silva Sauro passa um bom tempo na frente TV. E, para isso, foi necessário o desenvolvimento de programas voltados ao público jurássico. Dentre esses, há muitas paródias a programas e emissoras do mundo real e alguns deles são listados abaixo:


ABC (Antediluvian Broadcasting Company) - A ABC (American Broadcasting Company), emissora que exibiu a Família Dinossauros nos EUA, foi parodiada como uma das emissoras mais assistidas pelos dinos, a "Companhia Antidiluviana de Televisão". No episódio "Gênio da TV", Dino se torna executivo e muda a programação da companhia para programas idiotas, que diminuem o QI dos telespectadores.


DNN (Dinosaur News Network) - sátira à emissora de notícias CNN (Cable News Network), que na série tem como correspondente sênior o respeitado jornalista Howard Handupme.


DSPN (Dinosaurs and Sports Programming Network): paródia ao canal de esportes da Disney, ESPN (Entertainment and Sports Programming Network).

DSN (Dinosaur Shopping Network): paródia ao canal de compras estadunidense HSN (Home Shopping Network).

DTV (Dinomusic Television): clara sátira à "MTV" (Music Television).


Ask Mr. Lizard - um programa científico para crianças (baseado no programa infantil americano dos anos 1950 "Ask Mr. Wizard") que sempre termina com Timmy (o pequeno assistente) sofrendo as conseqüências dos experimentos perigosos, levando ao bordão: "Vamos precisar de outro Timmy!" Baby adora o programa.

Mr. Ugh: paródia do programa americano "Mr. Ed", em que um cavalo fala. Na série, é um homem das cavernas que "fala".

Totally Ineffectual Dad: série sobre um pai totalmente ineficiente.


The Smoo Show: "O Show Smoo" é um programa de variedades que repete um palavrão inaceitável pela sociedade, mas que não sai da boca de Baby no episódio "Censura na TV". Outros programas com palavrões também são mencionados, como "The Flark Show" e "Kiss My Glick".

Totally Hidden Predator: uma paródia de "Totally Hidden Video". Programa de câmera escondida que mostra as reações dos dinossauros ao encontrar um monstro que os devorará.


Dirty Dare: refência ao game show dos EUA "Double Dare".

Love Confession: paródia ao talk-show e game do mesmo país "Love Connection".

Good Morning Pangaea: imita o programa da ABC "Good Morning America".

The Hat Channel: O "Canal do Chapéu" é um canal 24 horas com notícias do chapéu, filmes do chapéu e tudo sobre chapéus. Dino assiste ao canal porque não quer desperdiçar o dinheiro que paga da TV a cabo.


House Full of Dads: Série humorística em que uma menina tem doze pais. Baseado em "Três é Demais" e/ou em "My Two Dads", séries americanas.

Mysteries that Haven't Been Solved Yet: Paródia de "Unsolved Mysteries". Aparece no episódio "A quase morte de Zilda".

Pangaea Hills, DINO210: sátira à série dos anos 1990 "Barrados no Baile".

Lifestyles of Those We Envy: paródia ao programa de celebridades "Lifestyles of the Rich and Famous".

Way Too Complicated: paródia à série norte-americana "The Brady Bunch", mas com 14 pequenos dinossauros fantasmas.


A Garota submarina - filme que aparece no episódio "Querida, Sinto falta das crianças". Uma clara referência ao filme Disney A Pequena Sereia.

George-Um Hipopotamo laranja que faz a alegria das crianças, num episódio, Dino se disfarça de George para agradar Baby e foi preso sabendo que George é malvado e quer conquistar Pangea. Uma referência ao dinossauro rosa "Barney"

Balde Cheio de Cãezinhos - série criada por Dino no episódio em que ele se torna executivo da ABC.Sempre ao final,um dinossauro abria uma caixa em que estavam cerca de 5 filhotes de labradores.É um dos programas criados por Dino que diminuem o QI dos dinossauros

Há ainda outros programas de tv (sátiras ou criados pelo escritor)que aparecem no desenho, mas alguns são desconhecidos do público brasileiro.


Estreou no Brasil em abril de 1992 no programa Xou da Xuxa, da TV Globo. A série aumentou os índices de audiência das manhãs, que estavam abaixo do esperado, o que levou a série a ser exibida também aos domingos. Mas a série teve grande audiência só no ano seguinte, quando era exibido dentro do programa infantil TV Colosso às 11hs30min, última atração antes do encerramento das 12hs. Nesse período, o auge da série no Brasil, o merchandising da mesma cresceu muito, com produtos de guloseimas, chaveiros, camisetas, album de figurinhas (foram vendidos 40 milhões de envelopes de figurinhas do mesmo) e até um disco chamado Babymania, que foi gravado pelos dubladores. Após seus episódios serem repetidos várias vezes, saiu do ar em 1995.
No século XXI, o SBT detinha os direitos da série, exibindo-a primeiro semanalmente, no fim das manhãs de domingo e nas noites de sábado, por exemplo, chegando a ser exibida de segunda a sábado à tarde por vários meses, isso em 2003. Em 2005 a série voltou a ser exibida, no sábado, por volta de meio-dia, mas só por algumas semanas.


A série voltou a ser exibida no dia 30 de julho de 2007 pela Rede Bandeirantes, de segunda a sexta às 20:15 até 21hs. No dia 1º de outubro, em virtude deste mesmo horário que foi ocupada pela novela Dance Dance Dance, a série mudou de horário para 21hs. Para os padrões da emissora, é um relativo sucesso de audiência. Pela primeira vez, ultrapassou mais de 3 pontos naquele horário, marcando 8 pontos de pico e 7 de média, ficando no 3º lugar, segundo o Ibope. Mudou novamente de horário no mesmo mês, sendo exibida às 14 e 22hs, mas isso fez a audiência cair um pouco. Em janeiro de 2008, a série deixou de ser exibida na Band, voltando a ser exibida em março do mesmo ano sempre nas noites de sábado; permaneceu na grade de programação da emissora por alguns meses. Posteriormente, o programa passou a ser apresentado nas tardes de domingo, mas logo saiu do ar mais uma vez. Em janeiro de 2009, retornou à Bandeirantes com exibição diária às 14:30hs, permanecendo até março. A partir de outubro de 2009 a série passou a ser exibida no bloco Band Kids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário