SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

quarta-feira, 3 de março de 2010

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (Série de 1977)

Sítio do Picapau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo entre 1977 e 1986, baseado na obra de Monteiro Lobato.



A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido a sua divisão em episódios que formam histórias fechadas, com duração variável, e padronizadas em quatro semanas a partir da segunda temporada (1978). Essa foi a mais conhecida de todas as versões e a quarta produzida pela televisão brasileira, tendo sido as anteriores: na TV Tupi (entre 1951 e 1962, ao vivo), na TV Cultura (em 1964) e na Rede Bandeirantes, (entre 1967 e 1969, com a atriz Lucia Lambertini interpretando a Emília).


Os textos dessa versão foram de responsabilidade de Wilson Rocha, durante quase toda sua duração, contando com nomes de peso da teledramaturgia como Marcos Rey, Sylvan Paezzo e Benedito Ruy Barbosa. A direção geral e idealização do programa foi de Geraldo Casé.


Foram quase dez anos de duração: estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986. Os episódios eram exibidos nos fins de tarde, às 17h, e reprisados na manhã seguinte. Havia um compacto da semana nas tarde de sábado, transmitido pela TVE.


O programa também voltou a ser reprisado entre os anos de 1994 e 1998, no canal TVE, e de fevereiro de 1995 a outubro de 1996, na TV Cultura, sob o patrocínio da Maggi (com o fim do patrocínio, a segunda temporada não chegou a ser inteiramente transmitida pela TV Cultura).


Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da incrível e inesquecível série infanto-juvenil da TV GLOBO "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1977 a 1986. Um sítio, com casa, curral e jardins de Burle Marx, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba). Lá eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas (sala e cozinha da casa de Dona Benta) do seriado. As outras gravações (bibilhoteca, quartos, gruta da Cuca, Reino das Águas Claras etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia.


Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sitio do Pica-Pau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade grande. Com ela vivem Tia Anastácia, que cozinha quitutes para todos, e sua neta,Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emilia, feita por Tia Anastácia com restos de pano.Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte, responsáveis pela manutenção do sítio.



Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também a Doutor Caramujo, um renomado cientista, que dá a Emilia a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emilia começa a falar e não para mais.


Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia, seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O Menino também tem um amigo montado por tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido, por um bom tempo do meio dos livros, o visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.

No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emilia, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.


ELENCO:

Zilka Salaberry - Dona Benta
Jacyra Sampaio - Tia Nastácia
Dirce Migliaccio - Emília (1977)
Reny de Oliveira - Emília (1978 a 1983)
Suzana Abranches - Emília (1983 a 1986)
Rosana Garcia - Narizinho (1977 a 1980)
Daniele Rodrigues - Narizinho (1981 e 1982)
Izabella Bicalho - Narizinho (1983 e 1984)
Gabriela Senra - Narizinho (1985 e 1986)
Júlio César - Pedrinho (1977 a 1980)
Marcelo José - Pedrinho (1981 a 1984)
Daniel Lobo - Pedrinho (1985 e 1986)
André Valli - Visconde de Sabugosa
Samuel dos Santos - Tio Barnabé
Tonico Pereira - Zé Carneiro
Canarinho - Garnizé
Ivan Senna - João Perfeito
Romeu Evaristo - Saci Pererê
Dorinha Duval - Cuca (1977)
Cininha de Paula - Ofélia
Bia Lessa - Ordélia
Stela Freitas - Cuca (1978 a 1980)
Catarina Abdala - Cuca (1981 a 1986)
Germano Filho - Elias Turco
Jayme Barcellos - Coronel Teodorico
Ary Coslov - Jabuti
José Mayer - Burro Falante (1980 a 1982)
Ivan Setta - Burro Falante (1983 a 1984)
Isabela Garcia - Sininho (participação especial em 1978 e 1979)
Maitê Proença - Bela (participação especial de 1982)


A série teve algumas histórias reprisadas pela própria Rede Globo, no programa TV Colosso, e pelas emissoras educativas, na década de 1990.



A Emília dos livros de Monteiro Lobato (segundo o livro "A Reforma da Natureza") tinha os cabelos da cor castanho-escuro e era morena. Já a adaptação da obra do escritor feita pela Rede Globo, apresentava uma Emília diferente,com cabelos e vestidos bem coloridos. O motivo era a moda da época, que abusava bastante das cores (costume vindo da Jovem Guarda).


Nos livros de Monteiro Lobato, as crianças utilizam um pó mágico, o pó de pirlimpimpim, para viajarem pelos mundos da fantasia. Eles aspiram este pó, perdem os sentidos e acordam um pouco tontos,no seu destino. Mas, nesta versão do "Sítio", a produção não quis citar o pó mágico, com medo de que ele fosse comparado com a cocaína. Até quando Gilberto Gil foi compor a música para a abertura do seriado, se pediu para não citar o pó de pirlimpimpim.


Em 1979, a Unesco elegeu o "Sítio do Picapau Amarelo", como um dos melhores programas infantis do mundo.


No início dos anos 80, o "Sítio do Picapau Amarelo" recebeu uma paródia de Os Trapalhões: o Sítio da Febre Amarela, com Dona Benta (Dedé Santana), Tia Nastácia (Mussum), Emília (Zacarias) e Visconde de Sabugosa (Didi).


Com o fim da série, em 1986, a Rede Globo ficou exatamente 9 anos sem investir em séries para a programação da tarde, porém em 1995, voltou a exibir em grande escala: com Malhação, um seriado adolescente.

fonte:

9 comentários:

  1. Eu praticamente cresci assistindo às aventuras do "Sítio.."; tenho saudades e acho que toda criança deveria assistir!

    ResponderExcluir
  2. Minhas filhas cresceram assistindo o "Sitio do Pica Pau Amarelo", e hj tenho uma netinha de 2 anos, q ja estamos mostrando a ela. Mas gostaria q voltasse a passar na TV, pq as crianças precisam é de coisas sem violencia, precisam de CULTURA...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quem fez o personagem Minotauro. Quero saber quem foi o responsável por meter medo em muitas crianças naquela época...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber por onde anda o Pedrinho (Julio César) pois nunca mais ouvi falar dele na TV ou teatro.

    ResponderExcluir
  5. eta saudades, saudades daquela época , época em que quase não existia violencia, pq a inocencia se sobresaia a violencia, inocencia que fazia com que as crianças acreditasse que um burro pudesse falar, revendo essas imagens me faz lembrar de minha mãe de meu pai que hoje moram no céu,hoje tenho 42 mas inda choro ,choro de saudades de uma época que nunca mais volta.

    ResponderExcluir
  6. essa mensagem é pra todos aqueles que viveram os anos 70 e 80 que tem entre 30 a 45 anos .
    nós somos pessoas privilegiadas, pq nunca se houve e nunca vai haver anos tão bonitos e gostosos pra se viver como aqueles , somos pessoas felizes por viver uma época de ouro na infancia ,infancia de inocencia de sonhos, inocencia verdadeira que só quem viveu pode dizer... EU FUI FELIZ.
    tenho pena dessa geração atual que não vive e sim sobrevive. pq a violencia tomou conta da inocencia. nós podemos dizer bem alto EU FUI FELIZ.

    ResponderExcluir
  7. concordo com vc hoje em dia vc nao ve alegria nos olhos das pessoas mas sim so preocupaçao com seus filhos e muinta insegurança no dia a dia.eu tbm posso dizer que fui uma pessoa privelegiada por ter nascido nessa epoca de sonhos,pq naquele tempo tudo era um sonho,as brincadeiras de pega pega,esconde esconde e outras mais brincadeiras que me fazem relembra tempos bons da minha infancia,mas tudo passa e a realidade de hoje é outra que pena.só tenho que lamentar essa juventude de hoje,na verdade eu nao queria que o tempo nunca passase,mas nao é como a gente quer,a vida tem que segui e que bom vivi a melhor epoca pra se viver.aqui é mais que diz EU FUI FELIZ NA MEHOR EPOCA DE SE VIVER..........

    ResponderExcluir
  8. Tempo em que a televisão transmitia coisas boas e era a época em que podíamos viajar sentados em frente à TV. Quem não queria ter estado em companhia de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde, Tia Nastácia e Dona Benta no Sítio do Picapau Amarelo?
    Era o sonho de quase toda criança que se perdia no mundo da imaginação, com as avneturas da turminha. Muitas saudades desta época.

    ResponderExcluir
  9. eu adorava o sitio,assistia ainda numa televisão velha com a cor desbotada e era mágico pois ficava fantasiando como seria a cor deles de verdade! rsrs eu gostava de fingir que era a cuca ...poxa que saudade desse tempo! globo pq não tira o big brother e reprisa o sitio heim?

    ResponderExcluir