SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

domingo, 14 de março de 2010

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (Série 2000)


Sítio do Picapau Amarelo foi uma série infantil brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo, baseada na obra de Monteiro Lobato, estreou em 12 de outubro de 2001 até 7 de dezembro de 2007 contando com mais de 570 episódios. Foi exibida às 11h30 e depois ás 9h30 e 9:45.


A série já chegou a ser exibida também em Portugal pela emissora SIC, mas com o título de "Pirlimpimpim", a Globo Internacional também chegou a vender a série renomeada com este título, para 10 países diferentes, entre eles as Filipinas em 2005, Indonésia em 2006 e Timor-Leste em 2009 (Site do programa na Globo TV International em inglês, espanhol e português europeu). Existe uma versão da série dublada em espanhol (cujo o primeiro episódio está incluido no site "Globo TV International", na seção em espanhol), na qual alguns personagens, tem nomes um pouco diferentes dos que foram usados nas primeiras traduções dos livros de Monteiro Lobato para a lingua espanola, por exemplo: ("Perucho" e "Pedrito"), ("Naricita" e "Narizinho"), ("Doña Benita" e "Doña Benta"), ("Vizconde de La Mazorca" e "Vizconde de Mazorca"), além do próprio nome do Sítio que costuma variar entre: "Benteveo Amarillo", "Pájaro Amarillo" e "Pájaro Carpintero Amarillo". Outra característica versão dublada em espanhol, é que somente as falas são traduzidas, enquanto a abertura e as músicas são mantidas em português.


No ano de 2007 a série passou por muitas mudanças, trocou todo o seu elenco, e regravou algumas histórias contadas nos livros de Lobato. Depois de tantas mudanças, a audiência começou a ficar baixa, e o programa foi encerrado na 7ª temporada.


O "Sítio do Picapau Amarelo" já havia tido outras quatro versões para televisão antes, a primeira na TV Tupi que foi exibida de 3 de junho de 1952 a 1962, a segunda, na TV Cultura em 1964, a terceira na Rede Bandeirantes em 12 de dezembro de 1967, e a quarta versão na Rede Globo, que durou de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986, de segunda a sexta, às 17h25 horas.


Em julho de 2000, a Rede Globo assinou um contrato de 10 anos com os herdeiros de Monteiro Lobato, para produzir uma nova adaptação para a televisão, das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, e no dia 12 de outubro de 2001, passou a exibir-la. O programa começou sendo exibido dentro do Bambuluá, mas depois ganhou seu próprio horário na grade de programação da Globo. A primeira temporada, durou do final de 2001 até o ano de 2002, contando as histórias de Monteiro Lobato, depois naquele mesmo ano, após as histórias dos livros terem acabado, iniciou-se outra fase do programa, com novas histórias feitas para a televisão. Igual a primeira versão da Rede Globo em 1977, o Sítio de 2001 também teve histórias criadas somente para a TV, além das criadas por Monteiro Lobato. Mas, no caso da versão 2001, as tramas dos livros de Lobato acabaram mais depressa, pois, na primeira temporada as histórias eram contadas em um ritmo mais rápido, e cada livro durava uma semana para ser contado (ou duas no episódio "A Festa do Faz de Conta", e quatro semanas em Os Doze Trabalhos de Hércules). Já na versão dos anos 70, as histórias demoravam mais tempo sendo adaptadas para TV, com alguns textos tirados dos livros e outros criados para a televisão, e duravam normalmente um mês.


Nesta versão, a boneca Emília, foi interpretada por uma criança, a atriz mirim Isabelle Drummond. O que poucos sabem é que apesar de Isabelle ter sido a primeira "atriz criança" a interpretar a boneca Emília em uma série de TV, anteriormente em uma adaptação de cinema, também houve uma pequena menina chamada Olga Maria, que interpretou a Emília em um filme em preto e branco de 1951, intitulado O Saci (filme), dirigido por Rodolfo Nanni, e baseado no livro "O Saci" de Monteiro Lobato. Com exceção do filme "O Saci", e da versão dos anos 2000, a boneca Emília havia sido interpretada por atrizes adultas, nas outras quatro versões para a TV. Inclusive a versão de 2001, tem vários elementos parecidos com o filme de 1951, a começar pelo fato da Emília ser interpretada por uma criança, e ser menor do que a Narizinho; outro fato em comum entre os dois, são cenas da nova versão do Sítio que parecem ter sido ideias reaproveitadas do filme do Saci, por exemplo, a cena onde a menina Olga Maria fica pendurada no varal, secando após ter caído no riacho, no episódio "O Saci" de 2001 acontece o mesmo com Isabelle Drummond. Há também uma cena, onde o Saci Pererê, encontra um fio de cabelo preso no pente da sereia Iara, cena que era originalmente do filme de 1951, e foi reaproveitada e refilmada para a série de 2001 (pois na história original do livro, o Saci pulava na cabeça da Iara, e arrancava o fio de cabelo para levar para a Cuca).


Com a nova versão do Sítio, alguns elementos dos livros de Lobato puderam ser trazidos de volta para a TV, um deles foi o "Pó de Pirlimpimpim", que na versão anterior de 1977, havia sido transformado em um tipo de "palavra mágica" para evitar comparações com a cocaína; deste modo, os moradores do Sítio apenas gritavam: "Pirlim Pim Pim" para viajarem de um lugar para outro. Nos livros de Monteiro Lobato, o Pó de Pirlimpimpim era aspirado com o nariz pelos personagens; já na versão de 2001 ele passou a ser um pó jogado em cima das cabeças dos personagens, mais parecido como o "Pó Mágico" da Sininho, da história "Peter Pan" de J.M. Barrie. Outra coisa que havia sido censurada na versão dos anos 70, e foi trazida de volta na nova versão, é o costume que Emília tem de inventar suas próprias palavras. A censura da década de 70, não permitia que a Emília da TV alterasse ou falasse palavras da gramática a seu próprio modo, como: "Bissurdo", "Arimética", ou "Obóvio".


Nos primeiros episódios de 2001, eram usados efeitos especiais de Chroma Key para que o Visconde de Sabugosa, parecesse ter mesmo o tamanho de um sabugo de milho. Mas no final de 2002, essa técnica foi deixada de lado, porque no programa, o Visconde fica do tamanho de uma pessoa normal após uma lata de fermento cair em cima dele. Durante os anos de 2001 até 2004 Visconde era interpretado pelo ator Cândido Damm, que nesta versão do Sítio deu um padrão de voz "bem grossa" ao personagem, padrão que seria seguido também pelos outros dois atores que interpretariam o Visconde nas temporadas seguintes, Aramis Trindade em 2005 e 2006, e Kiko Mascarenhas em 2007. A diferença entre a voz dos três atores era que o Visconde de Cândido Damm tinha o sotaque carioca, enquanto o Visconde de Aramis Trindade falava com um forte sotaque paulista, o terceiro interpréte, Kiko Mascarenhas, também tentou manter o sotaque paulista que Aramis Trindade fazia para o personagem. Uma coisa na série de 2001, diferente das outras versões de TV, é que a personagem Tia Nastácia agora era vivida por uma atriz mais magra, Dulcilene Moraes (conhecida como Dhu Moraes). Mas, algumas temporadas depois, a produção pediu que Dhu Moraes engordasse um pouco, e usasse um pouco de enchimento no vestido, pois a personagem "Nastácia" era mais conhecida popularmente sendo gorda, tanto em outras adaptações para TV, quanto nas ilustrações dos livros. O curioso é que a "Tia Nastácia" do livro era inspirada em uma mulher magra, chamada "Anastácia", que realmente existiu e trabalhava na casa de Monteiro Lobato, como cozinheira e babá dos filhos dele. Ela é descrita como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos. Quando vivo, Monteiro Lobato contou ao jornalista Silveira Peixoto em uma entrevista, que se inspirou nela para criar a personagem de seus livros.


Desde 2001 até 2006 (com exceção de 2007) foram confeccionadas 3 fantasias de Cuca diferentes, que eram manipuladas por Jacira Santos (a Priscila da TV Colosso). Na primeira temporada, a intenção era que a aparência da Cuca não ficasse assustadora de mais para as crianças, o diretor Marcio Trigo disse que a Cuca devia ter uma aparência má e assustadora, mas nem tanto, pois esta versão do Sítio estava mais direcionada ao publico infantil; por esse motivo a personagem tinha um visual mais inofensivo, com rosto e cauda de jacaré, e corpo de mulher, com um vestido e capa de bruxa. Mas essa ideia foi mudando com o passar do tempo, no ano de 2003, ficou decidido reformular um pouco a personagem, dando a ela "cabelos reais" e mais compridos, além de deixa-la mais gorda e com uma personalidade mais cruel. Outra mudança no corpo da personagem, ocorreria no ano de 2005, deixando-a menos vaidosa, e mais parecida com a Cuca do folclore, ela passaria a ser mais perversa, e com traços mais aterrorizantes, perdendo o "corpo de humana", e ganhando um "barrigão" listrado de réptil .


Uma outra ideia inicial da série de 2001, que foi sendo deixada de lado com o tempo, era mostrar algumas vezes objetos e maquinas dos tempos atuais. Para isso, em algumas cenas apareciam Dona Benta tentando convencer Tia Nastácia da utilidade de alguns novos utensílios que ela havia encomendado para sua cozinha, como: microondas, batedeira e freezer. Ou então o fato de Dona Benta ter comprado um computador pra a sua biblioteca, para poder se comunicar com sua filha Antonica que mora na cidade; porém a série também mostrava Dona Benta meio chateada pelo fato de que após a chegada do computador, o Pedrinho só lhe enviava e-mails (quando estava na cidade grande), e não havia lhe escrito mais cartas, que ela considerava melhor de se receber. As modernidades contudo, não permaneceram muito tempo no Sítio, pois além de não acrescentarem muito às histórias, algumas vezes chegavam a atrapalhar o ritmo da trama. Por isso, algumas temporadas mais tarde, o computador foi deixando de ser usado no Sítio, até "desaparecer" por completo das histórias; assim também como o microondas e outros utensílios modernos, que foram sendo abandonados da cozinha de Tia Nastácia. Algumas temporadas depois, a única modernidade que sobrou na cozinha do Sítio foi apenas a geladeira (na versão dos anos 70, uma das poucas máquinas mais "modernas" ou comuns daquela época que já foram usadas no Sítio, foi a televisão, que não aparece nos livros de Lobato.)


Em 2003, as gravações passaram a ser feitas em outra casa em Jacarepaguá, em um terreno mais próximo do Projac, facilitando o deslocamento da equipe de produção. Naquele ano os personagens do Sítio tiveram muitas mudanças em seus figurinos, Tio Barnabé, trocou os coletes com cores africanas, por suspensórios e roupas mais caipiras, e ganhou também um chapéu de palha; Tia Nastácia engordou um pouco e ganhou um vestido de mangas compridas.


Neste ano, também começaram a aparecer as primeiras mudanças no figurino da Cuca. Anteriormente ela era bem magra, e usava sempre um vestido vermelho com uma capa que lembravam a roupa da madrasta da Branca de Neve, além do cabelo que era feito do mesmo material que formava o resto da fantasia, já naquele ano ela ficou mais gorda, com um penteado comprido, formado por fios de cabelos soltos, e passou a usar também uma nova roupa amarela e verde. Por causa das mudanças na aparência da Cuca, a dubladora dela, Mônica Rossi, a partir dessa temporada até o ano de 2006, passou a fazer uma voz mais rosnada e grossa para a personagem.


No ano de 2003, o Sítio ganhou também dois novos personagens fixos, o caipira Zé Carijó, e Pesadelo o ajudante da Cuca; assim como na série de 1977, onde também tinham os personagens Zé Carneiro, e Malazarte, que não foram criados por Monteiro Lobato, somente para os episódios da TV (o próprio "Zé Carijó" da nova versão, era inspirado no antigo "Zé Carneiro"). O caipira Zé Carijó foi criado por Walcyr Carrasco, que foi autorizado pela família de Monteiro Lobato, que aprovou as características do personagem. Mais tarde, Walcyr também criou outros personagens secundários para o Sítio da TV, que aos poucos foram entrando na trama. Nos anos seguintes, apareceriam também novos personagens para serem moradores da cidade do Arraial dos Tucanos: Samira a sobrinha do Elias turco, empregados da venda do Elias, comerciantes de outras lojas, netos do Coronel Teodorico, e o padre da cidade. Mas também havia alguns, que eram personagens que apareciam pouco nos livros de Lobato, e eram reaproveitados em histórias novas; por exemplo, "Peninha", "Candoca", "Cléu" e "Zé da Luz", entre outros; como acontece também com a Cuca, que aparece somente no livro O Saci, e sempre foi reaproveitada em episódios para a TV, ou os pais do Pedrinho, que visitaram o Sítio nas duas versões da Globo.


Também em 2003, a turma do Sítio apareceu em histórias em quadrinhos na cartilha do "Fome Zero", atores "covers" dos personagens do Sítio chegaram a cumprimentar o presidente Lula, na cerimônia de entrega das cartilhas ao "Fome Zero".


Em 2004, o programa teve novas mudanças, as crianças Lara Rodrigues e César Cardadeiro, que interpretavam Narizinho e Pedrinho haviam crescido, e foram substituídos por Caroline Molinari e João Vítor da Silva. O programa ganhou também ares de super produção, e passou a ser gravado em outros lugares além do Sítio, como a Floresta Amazônica no episódio "A Menina da Selva", e Portugal em "A Dama dos Pés de Cabra".


O ano de 2004, também seria o último em que Cândido Damm interpretaria o Visconde, sendo substituído na próxima temporada por Aramis Trindade. A substituição ocorreria em janeiro de 2005, durante um episódio que era o último da temporada 2004, e que também abriria o ano de 2005. O episódio era um remake de "Dom Quixote das Crianças", história que já havia sido gravada em 2002, e foi refilmada naquele ano para comemorar o quarto centenário da publicação do primeiro volume do livro "Dom Quixote de La Mancha". Na história o Visconde (ainda interpretado por Cândido Damm) seria esmagado novamente por livros que cairam da estante, e desta vez Tia Nastácia faria outro boneco de sabugo (que agora seria interpretado por Aramis Trindade). Mas Cândido, não saiu imediatamente do programa, ele continuou até o final do episódio, mas interpretando o personagem Dom Quixote. Neste episódio, Aramis Trindade ainda não tinha definido bem um padrão de voz para o Visconde, ele começou fazendo uma voz mais fina do que a que o personagem tinha antes quando interpretado por Cândido Damm. Mas, na temporada seguinte, que começaria em abril, Aramis mudaria um pouco de tom em suas falas, pois a diretora Cininha de Paula, o aconselhou a deixar sua voz um pouco mais grossa, para que mantivesse o mesmo padrão do Visconde de Cândido.


No dia 4 de abril de 2005, se inicia uma nova temporada do Sítio, mas agora com a mudança de dois atores: Nicete Bruno e Cândido Damm, que interpretavam a Dona Benta e o Visconde de Sabugosa, os dois tiveram que sair do programa e foram substituídos por Suely Franco e Aramis Trindade.


A Dona Benta, que agora era vivida por Suely Franco, ficou com uma personalidade mais doce, e recebeu também um novo figurino, passando a usar vestidos e aventais, típicos de uma senhora de idade. Já o Visconde, agora interpretado por Aramis Trindade, que é conhecido por ser bom de improviso, ganhou uma personalidade mais carismática de sábio meio atrapalhado, e algumas vezes um pouco excêntrico, especialmente quando está inventando alguma máquina, ou pesquisando algo; com isso ele ganhou mais destaque nas histórias. O ator Aramis Trindade também deu ao personagem algumas características interessantes, como um forte sotaque paulista, principalmente quando pronunciava palavras que continham a letra L no final (este sotaque na letra L, chegava a lembrar um pouco o modo que o personagem Sebastião de A Pequena Sereia, quando chamava a "Ariel" de "Arieli"). O Visconde também ganhou uma espécie de "bordão" durante o programa, a sua frase: "Ma-ma-mas Marquesa...", que ele sempre diz a cada vez que a Emília o obriga a inventar alguma máquina genial. Esse novo bordão do Visconde na verdade foi um improviso de Aramis Trindade durante as filmagens de uma cena, frase que acabou dando certo, e se tornou a marca registrada das discussões entre o Visconde e a Emília em 2005. Outra novidade nesta temporada, foi que a boneca Emília ganhou uma espécie de "irmã mais nova", a bonequinha de plástico Patty Pop, que também tomou a "Pílula Falante" e ganhou vida, deixando Emília morta de ciúmes pela atenção da Narizinho (curioso é que a Emília também já teve uma "rival" chamada Ignácia, no episódio "Olhos de Retrós" da década de 70). Emília, após a chegada da Patty Pop, teve o figurino renovado, e passou a usar novos vestidos além do antigo vermelho e amarelo, que na história foram feitos pela aranha costureira do "Reino das Águas Claras".


Naquele ano de 2005, a fantasia da Cuca ganhou novas mudanças, ficando mais feia e horripilante, e ganhando uma forma mais parecida com a Cuca do Sítio dos anos 70 (com exceção do fato de que a Cuca de 1977 possuía listras coloridas na barriga, e pequenos olhos vermelhos), a "Cuca de 2005" passou a ser feita de um material de borracha, que a deixava mais realista e assustadora. A roupa de jacaré se tornou mais elaborada e detalhada, dando à personagem um aspecto mais ameaçador, ela ganhou grandes olhos amarelos com pupilas e veias vermelhas; e um focinho mais comprido, com muitos dentes pontudos; ganhou também um "barrigão" listrado, e pés com unhas afiadas, além de uma longa cabeleira loira. (Nota: A fantasia da Cuca de 2005 era tão parecida com a da versão de 1977, que em 2008, quando foram lançados DVDs do "Sítio dos anos 70", foi usada por engano, uma foto da Cuca de 2005 no menu do DVD junto com as fotos dos atores da antiga versão de 1977.) No ano de 2005 a Cuca, também teve uma grande mudança em sua personalidade, não era mais vaidosa como nas primeiras temporadas, ela deixou de usar vestidos e sapatos de salto alto; não se preocupava mais com a aparência, e gostava de ser chamada de feia, tanto que seu ajudante Pesadelo só a chamava de "Cuca Horrorosa" quando queria agradá-la. O personagem Pesadelo também mudou de visual nesta época, ele ficou com roupas diferentes e com o cabelo loiro.


O programa também mudou o seu formato e passou a ser uma novela infantil, com 180 capítulos e uma única história, que durava o ano inteiro. A proposta do Sítio naquele ano, era criar uma história para a televisão, que mostrasse personagens e elementos da obra de Lobato, junto com temas do dia a dia, importantes para crianças, jovens e adultos; como a importância da escola, a valorização do folclore nacional, que é mostrada, quando a professora Antonica, mãe do Pedrinho, faz uma festa sobre o Dia do Saci na escola do Arraial dos Tucanos, no mesmo ano em que esse dia foi instituído no Brasil; e também sobre a alfabetização de pessoas adultas e idosas, quando Zé Carijó decide ir para escola aprender a ler e escrever. A história do ano de 2005 era também meio alternativa em relação às outras temporadas de 2004, 2003 e 2002, como se acontecesse um pouco antes de certas histórias. Isso pode ser notado pelo fato da "Miss Sardine" ainda estar viva (pois a personagem havia morrido frita anteriormente, quando pulou na frigideira da Tia Nastácia), ou pela personalidade da Dona Benta estar igual como era no começo do livro "Reinações de Narizinho" (onde ela, apesar de ver Emília e Visconde ganharem vida e falarem, ainda não acredita muito nas histórias fantásticas que seus netos contam, e julga serem apenas "invenções" ou "brincadeiras fantasiosas"). A história ainda contava com quase 40 atores no elenco fixo, entre eles Chico Anysio, intérprete do advogado Osvaldo Saraiva que participou como personagem fixo de 2005.


A trama principal daquele ano mostrava os moradores do Sítio, conhecendo dois jovens chamados "Cléo" e "João da Luz", que aparecem pelo "Arraial dos Tucanos", e vão se tornando amigos da turma do Picapau Amarelo, e vivendo aventuras juntos. Poucos sabem disso, mas, estes dois personagens também foram criados originalmente por Monteiro Lobato, eles apareceram em dois livros diferentes, e foram "pinçados" das histórias de Lobato, para participarem na trama de 2005. A personagem Cléo, é uma garota que aparece em Caçadas de Pedrinho, ela é descrita no livro como uma radialista da cidade, uma menina "desembaraçada", que costuma trocar cartas com a Narizinho, que acompanha o seu programa pelo rádio junto com todo o pessoal do Sítio. Em suas cartas Cléo gostava de sugerir a Narizinho, novas aventuras para a turma do Sítio. No livro de Lobato, o nome da Cléo é escrito com a letra U no final, "Cléu", ela participa da história em que a turma do Sítio encontra o rinoceronte Quindim; porém essa história já havia sido gravada em 2001, sem a presença dela, e a personagem foi reaproveitada na temporada de 2005. No livro, quando Cléo chega ao Sítio, ela diz que se mudou para lá depois de se cansar de morar em São Paulo, onde, segundo ela mesma diz: "só tem um viaduto muito feio e gente apressada, passeando pelas ruas". Já na história feita para a TV em 2005, a Cléo foi para o Sítio porque estava fugindo de sua madrasta que a tratava mal, ela então pega um ônibus e vai para o Sítio de Dona Benta. Na temporada de 2005, ela também trocava cartas com Narizinho, que acompanhava o seu programa no rádio; o primeiro capítulo daquele ano, já começava mostrando todos no Sítio ansiosos para ouvir o programa da Cléo, e o Visconde consertando um rádio antigo, que tinha sido quebrado pelo Rabicó. Já o João da Luz é um garoto mencionado no livro "Histórias do Mundo para Crianças", mas com o nome de "Zé da Luz" (Nota: O nome pode ter sido trocado para "João" na TV, para evitar confusão com o personagem "Zé Carijó", que também era chamado de "Zé" pelas crianças), no livro, ele era descrito como um menino "brigão"; e realmente, em 2005 quando ele conheceu Pedrinho, eles tiveram um pequeno atrito, mas logo se tornaram amigos. Na história de 2005, a menina Cléo e João da Luz, teriam mais tarde um romance durante a trama, para atrair também um público jovem. A história também ganharia clima de suspense, quando o João da Luz é enfeitiçado pela Cuca, com a maldição do lobisomem, e passaria a se transformar em todas as noites de lua cheia.


A fase de 2005 ganhou ainda uma nova trilha sonora, com novas músicas para alguns personagens. Como a intenção era agradar tanto as crianças, quanto os jovens e adultos, algumas músicas eram mais "lúdicas", como: "Dona Benta" de Elder Costa, "Emília, faz o que ninguém mais faria" de Pato Fu, e "Sem Medo de Assombração" de Ney Matogrosso, enquanto outras musícas eram voltadas para um público mais adolescente, como a canção "Nós Dois" da banda Jukabala, tema do casal Cléo e João da Luz. Nesta temporada o Sítio chegou a ganhar o "Prêmio MídiaQ 2005", na categoria de quatro a sete anos, com base numa pesquisa feita com pais de crianças e jovens de quatro a dezessete anos, nas classes A, B e C, sobre a qualidade da programação da TV no Brasil. Mas apesar de em 2005 o Sítio ter melhorado em alguns pontos como figurinos, bonecos, e trilha sonora, alguns fãs mais puristas podem desaprovar esta temporada, por causa de alguns capítulos voltarem mais a atenção para personagens menores, ou que aparecem pouco nos livros de Lobato, deixando algumas vezes o núcleo do "Sítio" em segundo plano.


Também em 2005, o Sítio apareceu novamente em histórias em quadrinhos (na "Revista Qualidade Vegetal" publicada pela Editora Globo), as histórias foram criadas pelo cartunista Ruy Jobim Neto. Nesta publicação, os desenhos dos personagens foram atualizados com os os mesmos figurinos de 2005, pois foram baseados nas ilustrações que apareciam na abertura daquela temporada. Após isso, o "visual de 2005" passou a ser utilizado não só em quadrinhos, mas em todos os produtos e brinquedos licenciados do Sítio.


Em 2006 o formato novela foi mantido, mas houve mais alterações, desta vez o objetivo era tratar mais da fantasia, e do surreal, mas sem deixar de lado temas reais, assim como em 2005. Na temporada de 2006, houve mais algumas trocas de atores, as crianças João Vítor da Silva e Caroline Molinari foram substituídas por Rodolfo Valente e Amanda Diniz. A maioria do elenco do núcleo do Arraial dos Tucanos, também foi trocado, foram mantidos somente os atores que faziam os personagens principais, Dona Benta, Nastácia, Barnabé, Emília e Visconde.


Com a saida da diretora Cininha de Paula (porque ela foi dirigir a telenovela Cobras e Lagartos), Carlos Manga o novo diretor do programa, decidiu reformular totalmente o Sítio do Picapau Amarelo, e fazer ele ficar mais parecido com o "Sítio" das histórias de Monteiro Lobato, com isso alguns personagens tiveram que sair do programa, a bonequinha de plástico Patty Pop e Pesadelo, o ajudante da Cuca já não mais apareceram na temporada de 2006.


Já os outros personagens tiveram uma grande mudança no visual: Emília ficou com o cabelo mais comprido e passou a usar outros tipos de vestidos. O Visconde de Sabugosa ficou rodeado de palha em volta do pescoço, trocou sua cartola verde por outra de palha amarela e um pouco mais amarrotada, e ganhou também um nariz bem comprido, feito de látex, e rosto com maquiagem amarela, ficando um pouco parecido com o Visconde das ilustrações de Manoel Víctor Filho (as ilustrações do Visconde feitas por Manoel, tem como principal característica o grande nariz e rosto amarelado). O burro Conselheiro, agora era uma marionete, ele passou a andar sobre as suas quatro patas e a cor do seu pelo ficou cinza; o Saci trocou o seu macacão vermelho por um calção vermelho; Tio Barnabé ficou com a barba mais comprida e passou a morar sozinho no meio do mato. Uma outra mudança, foi que os objetos usados no Sítio, ficaram mais rústicos, já havia um certo tempo que já não não apareciam mais no programa coisas como: microondas, computador, ou gameboy, mas naquele ano, a casa ganhou moveis e aparelhos mais antigos ainda. E as histórias dos episódios da TV, passaram a lembrar mais o clima dos livros de Lobato.


Em 2006, a série também contava uma única história que durava um ano inteiro como a anterior de 2005, desta vez com a participação de Fanny Georguleas, Caetano O'maihlan e Thiago de los Reyes. A trama daquele ano contava a história da princesa Thirza do "Reino de Lumar", que devia se casar com o príncipe Théo do "Reino de Luterra", mas acaba sendo traída por sua dama de companhia, que a deixa abandonada no "Mundo Real", e vai parar no Sítio de Dona Benta, onde todos tentam ajuda-la a voltar a seu mundo, e se casar com o príncipe; porém cumprir a promessa será díficil quando a jovem se apaixona por um médico recém chegado ao Arraial, Chico Maciel. Naquele ano, o tema "cotidiano" era a preservação do Meio Ambiente, o personagem Valdo Serrão era um dos principais vilões desta temporada, pois além de destruir a natureza, estava sempre tentando tomar posse do Sítio, porque acreditava que havia um tesouro enterrado nas terras de Dona Benta. Alguns atores do elenco fixo de 2005, continuaram em 2006 mas com outros personagens como Thávyne Ferrari e João Vitor Silva, que interpretavam Patty Pop e Pedrinho e passaram a interpretar Flora Caipora e Pepe Curupira. Lara Rodrigues, que interpretou a Narizinho em 2001, 2002 e 2003 também voltou ao elenco como Samira.


A fantasia da Cuca usada no ano de 2006, era a mesma que havia sido criada na temporada 2005. Aquele seria o último ano em que ela ia ser usada, pois na próxima temporada em 2007 a Cuca iria ser interpretada por uma atriz humana, e não por um boneco de jacaré. Mas em 2008, algumas partes dessa fantasia foram reaproveitadas na peça teatral "Sítio do Picapau Amarelo - O Musical", dirigida por Roberto Talma, que também havia sido o diretor da primeira temporada do Sítio em 2001. Na peça, a cabeça e o rosto da Cuca de 2005 foram usados junto com o corpo e vestido vermelho da Cuca de 2001, misturando as duas Cucas em uma só.


Em Novembro de 2006, os personagens de Monteiro Lobato voltaram a aparecer em quadrinhos, mas dessa vez em suas próprias revistas. Devido ao término do contrato entre a Editora Globo e Mauricio de Sousa Produções, e tendo sido firmado contrato entre Mauricio de Sousa e a Panini Comics para a distribuição das revistas da Turma da Mônica pelos próximos anos, a Editora Globo lançou três revistas em quadrinhos mensais do Sítio no lugar das revistas da Mônica: "Turma do Sítio do Picapau Amarelo", "Turma da Cuca" e "Turma do Sítio Você Sabia". Curiosamente, o visual dos personagens nos gibis, ainda era o mesmo da última temporada de 2005, mesmo que a caracterização dos atores do Sítio da TV, naquele ano de 2006 estivesse totalmente diferente.


Em 2007, o programa ganha nova direção, de Carlos Magalhães, que toma a arriscada decisão de substituir todo o elenco de repente. O programa naquele ano, passa a "recontar", ou apenas mostrar os personagens relembrando de algumas das histórias de Monteiro Lobato, que já haviam sido adaptadas em 2001. Nesta temporada o Sítio também ganhou novos figurinos para os atores e os bichos, o Rábico agora não era mais um boneco, e sim um ator com orelhas e nariz de porco; o Burro Conselheiro agora era um burro de verdade, e dublado com uma voz humana. A Emília agora era interpretada por uma atriz adulta, Tatyane Goulart, o Visconde passou a ser interpretado por Kiko Mascarenhas, e agora tinha uma maquiagem com muitos grãos de milho pintados no rosto. Mas a maior mudança desse ano, ocorreu com a Cuca, diferente de todas as adaptações televisivas que já foram feitas com a personagem, a Cuca dessa vez não era mais um boneco de jacaré com cabelo loiro, mas sim a atriz Solange Couto com maquiagem no rosto e dentes pontiagudos, usando um macacão verde. Contudo, depois de tantas mudanças, esta temporada do "Sítio", não teve um bom desempenho no ibope, e fez com que o programa fosse cancelado, e tirado da grade de programação da Rede Globo.


Apesar de um tanto incomum, o Sítio do Picapau Amarelo não foi o único programa infantil, que trocou de repente todos os seus atores, outro programa que passou por isso, foi Turma do Arrepio, exibida nos anos 90 pela Rede Manchete. "A Turma do Arrepio" teve uma situação bem parecida com a do "Sítio de 2007", de uma hora para outra, teve todo o elenco trocado por outros atores e atrizes, completamente diferentes dos anteriores, e todos os figurinos alterados, deixando os personagens bem diferentes do que eram antes.


No dia 8 de dezembro de 2008, o Sítio voltou a ser exibido na TV novamente, mas agora pelo Canal Futura, com reprises dos episódios de 2001 à 2007. O programa é exibido pelo Futura nos horários 10h, 15h30 e 19h30.


Na Rede Globo, o Sítio realmente fez sucesso e virou a maior opção das crianças em programas infantis: 
2001= De todas as temporadas, a estréia que mais rendeu bons índices no Ibope foi a de 2001, que foram registrados 14.5 pontos de média;  2005= Foi a segunda temporada com mais pontos. 13 de média;  2006= Sua estréia foi regular, teve 10 pontos;  2007= Foi a pior média de estréia dos últimos seis anos, durante a exibição, amargou 8 pontos; 


Elenco original (de 2001 a 2006)
Isabelle Drummond - Emília
César Cardadeiro - Pedrinho (2001 a 2003)
João Vítor da Silva - Pedrinho (2004 e 2005) / Pepe Curupira (2006)
Rodolfo Valente - Pedrinho (2006)
Lara Rodrigues - Narizinho (2001 a 2003) / Samira (2006)
Caroline Molinari - Narizinho (2004 a 2005) Bia (2002)
Amanda Diniz - Narizinho (2006)
Nicette Bruno - Dona Benta (2001 a 2004)
Suely Franco - Dona Benta (2005 e 2006)
Dhu Moraes - Tia Nastácia
Cândido Damm - Visconde (2001 a 2004)
Aramis Trindade - Visconde (2005 a 2006)
João Acaiabe - Tio Barnabé
Cassiano Carneiro - Zé Carijó
Aline Mendonça - Rabicó
Zé Clayton - Conselheiro
Sidney Beckemcamp - Quindim
Izak Dahora - Saci
Jacira Santos - Cuca
Ary Fontoura - Coronel Teodorico
José Augusto Branco - Seu Elias (2001 a 2005)
Isaac Bardavid - Seu Elias (2006)
Lupe Gigliotti - Dona Joaninha
Danielle Valente - Iara (2002 a 2003)
Lilian Cordeiro - Iara (2004 e 2005)
Ildi Silva - Iara (2006)
Cláudia Rodrigues - Candoca
Regiana Antonini - Miloca
Mara Manzan - Dorotéia da Silva (Tetéia)
Gustavo Pereira - Zequinha
Josie Antello - Dona Carochinha (2001 e 2002)
Marilu Bueno - Dona Carochinha (2003 a 2005)
Yachmin Gazall - Margarida (2004)/Antonica (2005)
Karem Marinho - Cléo
Henrique Ramiro - João da Luz
Nathalia Lima Verde - Chapeuzinho Vermelho (2001) / Tetéia (2005)
Lu Grimaldi - Bruxa Medeia (2001) / Marcela (2005)
Priscilla Campos - Lua cheia (2002)
Chico Anysio - Doutor Saraiva
Freddi Ribeiro - Delegado Perilúcio
Renata Ghelli - Cecéu
Nizo Neto - Nestor
Charles Daves - Doutor Madeira
Hylka Maria - Miss Sardine
Carol Roehrig - Tambelina
Thávine Ferrari - Patty Pop (2005) / Flora Caipora (2006)
Diego Ramiro - César Britto / Máscara Verde
Yedda Rego Alves - Dona Madalena
Nádia Carvalho - Gláucia
André Gonçalves - Pequeno Polegar
Fany Georguleas - Princesa Thirza
Caetano O'Maihlan - Chico Maciel
Thiago de Los Reyes - Príncipe Theo
Arno Pruner - Samuel
Anita Falcão - Clarice Serrão
José Rubens Chachá - Valdo Serrão
Patrícia Selonk - Matilda
Marcela Rosis - Mirthes
Cássio Scapin - Urbano Madureira
Marcel Miranda - Grilo Madureira
Bel Kutner - Flor
Stella Freitas - Florena Caipora
Luiz Magnelli - Sancho Pança (2002) / Baobá Caipora (2006)
Selma Lopes - Vovó Caipora
Lidi Lisboa - Jurema
Cláudio Mendes - Delegado
Álamo Facó - Canguiço
Fernando Celylão - Pantufo
Márcio Pêra - João
Emiliano Queiroz - Mago Mor
Ricardo Petraglia - Trévan
Sandy - Fada Felícia
Natália Sambrini - Fada Celeste
Flávio Migliaccio - Eremita
Daniel Erthal - Capitão Kosmos
Camila Amado - Rainha Tília
Mário Martini - Rei Tames
Humberto Carrão - Caipora

Elenco de 2007
Tatyane Goulart - Emília
Kiko Mascarenhas - Visconde
Rosa Marya Colin - Tia Nastácia
Bete Mendes - Dona Benta
Rachel de Queiroz - Narizinho
Vítor Mayer - Pedrinho
Gésio Amadeu - Tio Barnabé
Ricardo Tostes - Rabicó
Fabrício Boliveira - Saci
Solange Couto - Cuca
Renato Borghi - Seu Elias
Juliana Galvão - Iara
Nelson Xavier - Barão de Tremembé
Sônia de Paula - Dona Miúda
Catarina Abdala - Dona Carmela
Agildo Ribeiro - Coronel Teotônio
Aramis Trindade - Libério
Pia Manfroni - Minerva
Duda Mamberti - Padre Benedito
Duda Ribeiro - Jeca Tatu
Gustavo Gasparani - Zé Cabreiro
Anderson Lau- Ching Ling
Flávia Rubim- Da Graça
Eri Johnson - Arlindo Orlando
Pablo Sanábio - Casca / Cascudo
Paulo Gustavo Barros - Delegado Lupicínio
Bonecos
Roberto Dornelles - Rabicó
Aline Mendonça - Rabicó
Sidnei Beckencamp - Quindim
Totoni Silva - Quindim
Zé Clayton - Conselheiro
Jacira Santos - Cuca
Fernanda Silveira
Yedda Rego Alves
Luiz Borges
Dubladores
Mário Jorge - Rabicó / Besouro Casca
Márcio Simões - Conselheiro / Cão Manjericão
Mauro Ramos - Quindim / Besouro Cascadura / Macaco Tião
Mônica Rossi - Cuca
Atores revelações desde 2001 quando o Sítio estreou, caras novas surgiram e estão fazendo sucesso no Sítio ou em outras novelas da TV.

César Cardadeiro - Pedrinho de 2001 a 2003
2001 - Sitio do Pica-Pau Amarelo - Pedrinho
2005 - Malhação - Pedro
2008 - Curta: Quando o Universo Conspira - O Garoto
2008 - Casos e Acasos - André
2008 - Capitu - Bentinho (jovem)
2008 - Aline - Max
Lara Rodrigues - Narizinho de 2001 a 2003
2001 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Narizinho
2004 - Malhação .... Camila Costa Soares
2005 - Clara e o Chuveiro do Tempo ... Bárbara
2006 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Samira Elias
2006 - Se Eu Fosse Você .... Bia
2007 - Eterna Magia .... Teca (Tereza Ferreira O'Neill)
2009 - Geral.com ... Michelle
João Vítor da Silva - Pedrinho (2004/2005)
2004 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Pedrinho
2006 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Pepe Curupira
2006 - A Diarista
2007 - Malhação .... Goiaba
2007 - Dança das Crianças (reality show - Domingão do Faustão)
2008 - Casos e Acasos ... Lucas (4º episódio: O triangulo, a tia Raquel e o pedido)
2008 - Chamas da Vida ... Tomás (jovem)
2009 - Poder Paralelo ... Eduardo
Izak Dahora - Saci (desde 2001 até 2006)
2001 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Saci
2007 - Linha Direta(episódio: Mães de Acari) .... Gunga
2007 - Eterna Magia - Tadeu
2008 - Toma Lá Dá Cá- Saci (episódio: Sururu no Matagal)
Caroline Molinari - Narizinho (2004 a 2005)
2002 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Bia
2004/2005 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Narizinho
2006 - Conexão Xuxa....Participação
2006/2007 - O Profeta - Júlia
2008/2009 - Revelação ....Julia Souza Matos
2009 - vende-se um véu de noiva.... Manuela Marques
Priscilla Campos - Lua Cheia (2002)
2009 - Malhação - Duda (Maria Eduarda Cavalera)
2005 - Floribella - Luli (Luana Lima)
2002 - Sítio do Pica-pau Amarelo - Bruxinha Lua Cheia
2000 - Teca na TV - Teca (Teresa Cristina)
Carol Rerich - Tambelina (2005)
2005 - Sitio do Pica-Pau Amarelo.... Tambelina
2006 - Cobras e Largatos.... Sibele
Henrique Ramiro - Peninha (2002) ,Pesadelo transformado em garoto (2004)e João da Luz (2005) saiu do sítio e fez uma participação na novela O Profeta.
Yachmin Gazall - Margarida (2004) e Antonica (2005) saiu do sítio e fez Cobras e Lagartos.
Charles Daves - Doutor Madeira e Doutor Caramujo (2005) (Apareceu em "Cobras & lagartos" no papel de um repórter)
Lilian Cordeiro - Cuca (2003) e Iara (2004 e 2005)
Carol Roehrig - Tambelina (2004 e 2005) (Fez Cobras & lagartos no papel de Cibele)
Nathalia Lima Verde - Tetéia (2005) (Depois que saiu do "Sítio" fez uma participação em "Floribella")
Gustavo Pereira - Zequinha (2004 e 2005)
Amanda Diniz - Narizinho.(2006)
Rodolfo Valente - Pedrinho(2006) saiu do sítio e foi para a novela Eterna Magia e atualmente está na novela Revelação no SBT.
Caetano O'Maihlan - Chico Maciel (2006) saiu do sítio e entrou para o elenco de Eterna Magia.
Marcel Miranda - Grilo (2006) (Fez a novela Luz do Sol depois que saiu do Sítio).
Anita Falcão - Clarice Serrão (2006)
Patrícia Selonk - Matilda (2006)
Marcela Rosis - Mirthes (2006)
Vítor Mayer - Pinóquio (2006) e Pedrinho (2007)
Flávia Rubim - Da Graça (2007)
Isaac Bardavid- Dono do circo(2001) e seu Elias (2006)


A Festa da Cuca O especial de Natal do Sítio em 2001 foi um musical repleto de músicas e várias participações especiais. Este foi o primeiro especial do programa. Na história a Cuca está fazendo 15 mil anos e quer dar um baile de arromba. Para isso precisa de um príncipe. Então ela escolhe o seu ídolo Reynaldo Gianecchini. Para conquistá-lo, a Cuca faz um feitiço para se transformar em Malu Mader, mas ela não consegue se livrar do rabo. Enquanto isso Emília também preparou uma festa para seus botões de madrepérola. O especial foi exibido na noite de Natal de 2001 as 22 horas da noite.


O Natal no Sítio do Picapau Amarelo Os garotos Douglas Silva, Darlan Cunha e Felipe Paulino, de Cidade de Deus, participam deste episódio especial. Na história, um anjinho caído do céu é encontrado por Emília, Pedrinho e Narizinho.Também tinha outra crianças de rua que eram Maria sardinha , Bia , Pinta e Indio.A Bia era interpretada por caroline molinari quem fez Narizinho no sítio do picapau amarelo de 2004 e 2005.E neste ano a Cuca não apareceu no especial.A historia deste ano é bem diverente do outro usa mas as soliedariedade dos humanos e também o amor de Emília em ajudar as crinças pobres , e teve um anjinho que fingiu não voar para Emília comprir essa missão.


Em Novembro de 2006, devido ao termino do contrato entre Editora Globo e Mauricio de Sousa Produções, e tendo sido firmado contrato entre Mauricio de Sousa e a Panini Comics para a distribuição das revistas da Turma da Mônica pelos próximos anos, a Editora Globo lançou três revistas em quadrinhos mensais do Sítio do Picapau Amarelo no lugar das revistas da Mônica:
  • Sítio do Picapau Amarelo - Revista com os personagens do Sítio em várias aventuras.
  • Emília - Revista só com histórias e aventuras da Emília.
  • Turma da Cuca - Revista só com histórias protagonizadas pela Cuca e seu ajudante Pesadelo e o Saci.
  • Sítio Você Sabia? - Revista que ensina as crianças através das aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Em 2008 a Editora Globo tirou as revistas do Sítio de circulação, não só do Sítio, mas todas as outras revistas em quadrinhos que ela publicava.


Em 2001 as gravações do Sítio do Picapau Amarelo eram feitas em um sítio de verdade em Guaratiba, depois em 2003 passaram a ser feitas em outro sítio em Jacarepaguá mais próximo do Projac, facilitando o deslocamento da equipe de produção.



Na história original do livro Memórias da Emília, a boneca Emília "inventa" em seu livro de memórias uma viagem a Hollywood, onde ela e o Visconde conhecem a atriz mirim da década de 30, Shirley Temple. Mas na adaptação dessa história para a TV, feita em 2002, a pequena Shirley Temple foi substituida por um ator (fictício) da TV chamado "Tony Power".


Na história original do livro "Reinações de Narizinho", aparecia no Sítio um gato que se fingia de Gato Félix um personagem dos desenhos animados, mas nas adaptações para TV, houve uma pequena modificação, e em vez de Félix o gato se fingia de Gato de Botas ou o Gato de Cheshire (da história da Alice no País das Maravilhas).


No episódio "Memórias de Emília" aparece no Sítio o Marinheiro Popó, uma paródia do Marinheiro Popeye, mas na história original do livro de Monteiro Lobato era o próprio Popeye que aparecia no Sítio, e em 2006 mais uma vez o programa citou o nome de Popeye dando continuidade a história do livro, isso aconteceu quando Visconde e Urbano testaram pela primeira vez o Detectoencanto procurando a medalha da Princesa Tirza, eles acabaram encontrando uma lata de espinafre do Popeye perdida no Sítio, quando Urbano contou isso a Emília, ela disse: "É, o Popeye tem essa mania de jogar lata velha por cima do ombro! Sem um pingo de educação!"


Emília já teve três músicas temas diferentes, a primeira em 2001 chamada "Li Emi Ali Emília", a segunda em 2005 chamada "Emília", e a terceira em 2006 chamada "Falas da Emília".


A maquiagem do Visconde que era ultilizada no ano de 2006 (e baseada nas ilustrações de Manoel Victor Filho), demorava 40 minutos para ficar pronta. Também na temporada de 2006 o nariz do Visconde era feito de latex, e a cada dia de gravação, tinha de ser confeccionado um novo nariz, porque depois de usado, não ha condições dele ser reaproveitado.


Em 2005, quando Cândido Damm o ator que interpretava o Visconde de Sabugosa, foi substituido por Aramis Trindade, Visconde passou a ter um bordão durante o programa, a sua frase: "Ma-ma-mas Marquesa...", que sempre é dita por ele quando a Emília o obriga a inventar alguma máquina genial. A frase fez sucesso, e se tornou a marca registrada do Visconde no programa do Sítio.


Outros personagens já imitaram o bordão do Visconde de Sabugosa no Sítio. Em um Capítulo da temporada 2005 o Zé Carijó começa a ir na escola de adultos para aprender a ler e escrever ele diz que ficará mais "sabido" do que o Visconde e em seguida imita o seu "Ma-ma-mas Marquesa...". Outro personagem que falou a frase foi o burro Conselheiro, quando a Emília fez ele ficar trocando moveis de lugar a toda hora e nunca se decidia onde eles iriam ficar.


A Emília sempre diz "obóvio" em vez de "óbvio", e "bissurdo" em vez de "absurdo", isso por que ela se implica com as "letras mudas" das palavras. Igual ao que acontece na história do livro "Aritmética da Emília", em que ela só falava "arimética" em vez de "aritmética".


Zé Carijó sempre chama o Visconde de "Bisconde". Isso talvez seja por que ele é caipira e pronuncia o "V" com som de "B", igual quando se fala "bassoura" em vez de vassoura. Ele também chama a Emília de "Nhá Marquesa" e a Dona Benta de "Nhá Benta", e fala "escrevinhar" em vez de escrever.


Em 2006 foi criada uma técnica para que escorresse baba verde da boca da Cuca, para que ela parecesse mais real. A técnica na verdade, consistia apenas em colocar um gosma verde dentro da boca da Cuca, e quando ela falava ou abria a boca escorria para fora.


Os besouros da Emília não tinham nomes nos livros de Monteiro Lobato. Os nomes Casca e Cascadura foram criados especialmente para o programa de televisão, e são usados também nas histórias em quadrinhos do Sítio.

O personagem Zé Carijó é baseado no Jeca Tatu, um outro personagem criado por Monteiro Lobato. Mas ele também foi baseado ligeiramente no Zé Carneiro da antiga versão de 1977.


Os personagens Cléo e João da Luz que apareceram na temporada 2005, foram tirados dos próprios livros de Lobato. A Cléo é uma personagem que aparece no livro "Caçadas de Pedrinho", e é descrita como uma radialista da cidade, uma menina "desembaraçada", que costuma trocar cartas com Narizinho e sugerir novas aventuras à turma do Sítio. Já o João da Luz, ("Zé da Luz", originalmente) é mencionado no livro "História do Mundo para Crianças", como um garoto "brigão".

Em 2006, a atriz Suely Franco que interpretava a Dona Benta, teve de se ausentar das gravações do Sítio por algumas semanas no mês de agosto, enquanto isso, no programa foi dito que a personagem foi visitar uma prima doente.


A atriz Nicete Bruno que interpretava a Dona Benta no Sítio do Picapau Amarelo em 2001 a 2004 só aceitou sair do programa por que foi convidada para participar da novela Alma Gêmea.

Houve uma época em que a atriz Dhu Moraes que interpreta a Tia Nastácia estava magra demais e teve de usar enchimento nos vetidos para que parecesse mais gorda, desde 2003 a 2004, mas isso a deixava com um visual muito artificial, por isso em 2005 essa técnica foi deixada de lado e a personagem voltou a ser magra, porém em 2006 ela voltou a usar um enchimento melhor e mais realista que o outro, que a fez parecer realmente gorda.

Pesadelo o ajudante da Cuca entrou para o Sítio em 2003, ele participaria do programa durante apenas dois meses, mas o personagem fez tanto sucesso que em 2004 ele entrou para o elenco fixo do programa, ficou no Sítio durante três anos, mas saiu em 2006.


Em 2003, esteve no Sítio durante algum tempo o Louro João, primo do Louro José do programa Mais Você.

No útimo capítulo da temporada 2005, o Doutor Saraiva antes de ir embora do Sítio, disse para Dona Benta que gostaria de entrar na Máquina do Tempo do Visconde e ir para o "Tempo da Sinhá Moça", essa frase foi uma referencia a novela "Sinhá Moça", porque o ator Chico Anysio que interpretava o Doutor Saraiva no Sítio, estava saindo do programa para ir para a novela "Sinhá Moça", interpretar o personagem Everaldo.

No especial de 40 anos da Rede Globo em 2005, Dona Benta e Visconde de Sabugosa anunciaram Ivete Sangalo, que iria cantar a música tema do Sítio do Picapau Amarelo.


Emília no começo de 2006 ganhou cabelos mais longos, mas no meio do ano ela voltou a ter cabelos curtos.

A música "Tristeza do Jeca" de Zezé di Camargo & Luciano incluída na trilha sonora do seriado em 2005 já fez parte de outra trama, a novela Chocolate com Pimenta de 2003.

Em 2001 até 2006 o capoeirão se chamava Capoeirão dos tucanos e em 2007 é chamado de Capoeirão dos Taquaruçus, como era no livro de Lobato.


Henrique Ramiro fez João da Luz em 2005, e contracenou com seu irmão Diego Ramiro, o Mascara Verde.

Em 2005 o ator Chico Anysio que viveu o Doutor Saraiva no sítio, pode contracenar com sua irmã Lupe Gigliotti, ela viveu a Dona Joaninha.

A atriz Stella Freitas que interpreta a personagem Florena Caipora no Sítio em 2006, também já havia interpretado a Cuca no sítio dos anos 70 na Rede Globo.


Nathalia Lima Verde que interpretou a personagem Tetéia em 2005, também já havia interpretado a Chapeuzinho Vermelho no episódio "O Picapau Amarelo" em 2002.

A atriz Lilian Cordeiro que foi a Iara em 2004 e em 2005, também já havia interpretado a Cuca transformada em mulher em 2003.

Danielle Valente e Lilian Cordeiro as duas Iaras do Sítio puderam contracenar juntas no episódio "O rodeio" em 2003 onde Lilian interpretava a Cuca.


Henrique Ramiro que interpretava o João da Luz em 2005, também já havia interpretado o Peninha em 2002.

O ator Charles Daves fez dois papeis no Sítio em 2005, ele interpretava o Doutor Madeira e também o Doutor Caramujo.

Yachmin Gazall que interpretava a Antonica em 2005, também já havia interpretado a personagem Margarida em 2004.


Em 2004 a diretora Cininha de Paula estava pensando em colocar outra Tia Nastácia no Sítio substituindo a atriz Dhu Moraes. O motivo era por que Dhu estava muito magra e o enchimento muito artificial mas Dhu se apegou tanto a personagem que acabou ficando.

Em dezembro de 2008, o Sítio do Picapau Amarelo, passou a ser reprisado no Canal Futura. O Futura também exibiu, nos dias 20,21,24 de dezembro o especial de Natal do Sítio produzido em 2002.

Em abril de 2009, o estúdio onde eram feitas as gravações do "Sítio do Picapau Amarelo" (2006 e 2007), será alterado, e passará a ser usado como estúdio do programa Mais Você da Rede Globo.


Em abril de 2009, o Sítio começou a ser exibido na TVTL, Televisão de Timor-Leste, com o título Pirlimpimpim.

O Contrato com os herdeiros de Monteiro Lobato foi feito até 2010, mas a Globo renovou e agora vai até 2020.

O nome da personagem Patty Pop é uma paródia da Betty Boop.


2 comentários:

  1. amo lara rodrigues,isabelle drummond,cesar cardadeiro,pesadelo leandro leo,jacira santos,dona carochinha marilu bueno,daniele valente,nicette bruno,dhu moraes,joão acaibe,candido dam. assinado pedro henrique beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns adoro o sitio! Aforei seu blog!

    ResponderExcluir