SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

sábado, 27 de março de 2010

SÉRIGO MALANDRO

Sérgio Neiva Cavalcanti (Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1957) mais conhecido como Sérgio Mallandro é um apresentador de televisão, humorista, cantor e ator brasileiro.


Sérgio Mallandro (ou ainda Serginho Mallandro) ainda morava no bairro de Marechal Hermes, no subúrbio carioca, quando foi descoberto por Silvio Santos, que o colocou em alguns quadros de seu programa dominical. No Cidade contra Cidade, a equipe de Mallandro certa vez teve como tarefa visitar o iate de Roberto Carlos, o Lady Laura.


Uma curiosidade: ao contratar Sérgio Mallandro, Sílvio Santos dispensou uma jovem modelo de cabelos loiros, gaúcha de nascimento e moradora do bairro de Bento Ribeiro, subúrbio carioca. Seu nome era Maria da Graça Xuxa Meneghel, a Xuxa. Mallandro era amigo de Xuxa, e a levava constantemente para participar da platéia dos programas de Silvio, que participava na época. Nas entrevistas que concede, Mallandro brinca dizendo que Sílvio jamais se perdoou pelo erro que cometeu. "Você foi a pior escolha da minha vida", seriam as palavras do empresário, nas brincadeiras de Mallandro.


Com a inauguração do SBT, Mallandro passou a participar do programa de auditório O Povo na TV, que era apresentado por Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha e Roberto Jefferson, além do próprio Mallandro.


Obteve grande sucesso nos anos 80 e 90 com seu jeito moleque. Foi jurado do programa de auditório Show de Calouros por quase uma década, o que lhe rendeu o Troféu Imprensa em cinco oportunidades.


Nessa época, Mallandro fez alguns filmes. Ele participou das sequências Menino do Rio (1981) e Garota Dourada (1984), além do filme O Trapalhão na Arca de Noé (1983), de Renato Aragão, filmado no período da separação do grupo Os Trapalhões. Mallandro ainda protagonizou o filme As Aventuras de Sérgio Mallandro (1985), que contou com as participações de Pedro de Lara, Mara Maravilha, Alexandre Frota e do grupo Absyntho.


Ainda no SBT, apresentou o programa infantil Oradukapeta, onde criou sua mais famosa atração, a "Porta dos Desesperados". Neste quadro, os participantes escolhiam entre três portas, sendo que atrás de uma delas havia prêmios (brinquedos, bicicletas, etc) e nas outras havia "monstros" fantasiados. Mallandro ainda perguntava se a criança não queria trocar de porta, ou se não queria ficar com um brinquedo ao invés de abrir a porta. É considerado um ícone da cultura trash no Brasil. Outros quadros famosos foram o goleiro Mallandrovisky e o Super Mallandro.


Trocou o SBT pela Rede Globo em 1990. Na nova emissora, apresentou o Show do Mallandro, após ter participado como aluno do programa Escolinha do Professor Raimundo. Mallandro substituiu a amiga Xuxa no Xou da Xuxa em duas oportunidades, durante as férias da apresentadora. Apresentou com a loira o programa semanal Paradão da Xuxa. A dobradinha se repetiu no cinema, no filme Lua de Cristal, em 1990. Sérgio Mallandro ainda protagonizou os filmes Sonho de Verão (1990) e O Inspetor Faustão e o Mallandro (1991), ambos da Xuxa Produções. Em 1994, saiu a Globo e retornou ao SBT para apresentar o Programa Sérgio Mallandro.


Na Rede Manchete e na TV Gazeta, apresentou os programas Festa do Mallandro, Allegria Geral, Muleke Mallandro, Gallera do Mallandro e Programa Sérgio Mallandro.

Seu programa na TV Gazeta causava controvérsia ao exibir a seu lado modelos seminuas (as chamadas "Mallandrinhas") e ao veicular inúmeras pegadinhas entre populares. Algumas dessas pegadinhas foram consideradas homofóbicas. Mas, depois de tirá-las do ar, Sérgio se desculpou em entrevistas com o público GLBT e reconheceu que as pegadinhas não eram de bom gosto.


Gravou participação especial no CD da banda de heavy metal fictícia Massacration, formada por seus fãs do grupo humorístico Hermes e Renato.


Atualmente, pai de três filhos, Mallandro se consagrou também como ícone cult, ao participar de diversas festas que relembram os anos 80, e também sendo patrono de diversas turmas universitárias, que resgatam seu ídolo de infância para animar formaturas, fazer discursos e etc. Sua última vez como Patrono de uma turma foi no mês de agosto de 2007, sendo homenageado pelos formandos das Faculdades Integradas Hélio Alonso - Facha.


As MallandrinhasAinda em 2007, foi homenageado pelo diretor de cinema André Moraes. O curta-metragem Ópera do Mallandro foi exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e ganhou o prêmio de vídeo mais acessado no site Myspace. O filme contou com as participações dos atores Lázaro Ramos, Wagner Moura, Lucio Mauro Filho, Michel Joelsas, Taís Araújo, Luciano Szafir, Ângelo Paes Leme, além do próprio Mallandro e do seu filho mais velho, Sérgio Tadeu. A trilha sonora contou com Caetano Veloso, Sidney Magal, Luciana Mello e Jair Oliveira interpretando músicas de Sérgio Mallandro.


Sérgio Mallandro se candidatou a vereador da cidade de São Paulo nas eleições de 2008. Filiado ao PTB, ele obteve 22.066 votos, o equivalente a 0,37% dos votos válidos. Mesmo assim, Mallandro não conseguiu se eleger.
Em agosto de 2009, gravou cenas na novela Bela a Feia, da TV Record.


Hoje em dia, Sérgio Mallandro se mantêm na mídia, tendo status cult junto a várias gerações e sendo constantemente lembrado como um dos ícones da história da comunicação brasileira e em outubro de 2009 assina contrato com a Rede CNT para apresentar o Programa Goleada do Mallandro, aos sábados das 22:00 às 24:00, com estreia prevista para novembro de 2009.


Programas de Televisão:
  • 1981 - Cidade Contra Cidade - SBT
  • 1981 a 1990 - Show de Calouros (jurado) - SBT
  • 1981 a 1984 - O Povo na TV - SBT
  • 1987 a 1990 - Oradukapeta - SBT
  • 1990 - Escolinha do Professor Raimundo - Globo
  • 1991 e 1992 - Xou da Xuxa (durante as férias da apresentadora Xuxa) - Globo
  • 1991 - Paradão da Xuxa - Globo
  • 1991 a 1993 - Show do Mallandro - Globo
  • 1994 a 1996 - Programa Sérgio Mallandro - SBT
  • 1997 - Festa do Mallandro - Manchete
  • 1997 a 1998 - Domingo Milionário - Manchete
  • 1998 a 2004 - Festa do Mallandro - CNT/Gazeta
  • 2000 a 2001 - Allegria Geral - Gazeta
  • 2001 a 2002 - Muleke Mallandro - Gazeta
  • 2003 - Programa Sérgio Mallandro - Gazeta
  • 2004 - Gallera do Mallandro - Gazeta
  • 2007 a 2008 - Mallandro a 220V - CNT
  • 2009- Goleada do Malandro - CNT
Filmografia:
  • 1980 - Tudo Acontece em Copacabana
  • 1981 - Menino do Rio
  • 1982 - A Mulher Sensual
  • 1983 - O Trapalhão na Arca de Noé
  • 1984 - Garota Dourada
  • 1985 - As Aventuras de Sérgio Mallandro
  • 1990 - Lua de Cristal
  • 1990 - Sonho de Verão
  • 1991 - O Inspetor Faustão e o Mallandro
  • 2007 - Ópera do Mallandro (curta-metragem) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário