SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

XOU DA XUXA

Para falarmos de Xou da Xuxa, antes precisamos falar do Clube da Criança.  O Clube da Criança foi um programa infantil exibido na Rede Manchete que estreou em 1983 que marcou a estréia da Xuxa na televisão brasileira, junto com Luciano Nassyn e Patrícia Marx.  Desenhos exibidos:  A Coisa; Almondega & Spagueti; Andy, o Anjo; A Turma do Abobrinha; Bicudo e Bicudinho; Bicudo, o Lobisomem; Calvin e o Coronel; Candy Candy; Cavaleiros do Zodíaco; D'Artagnan e os Três Mosqueteiros; Don Dracula; Don Quixote de La Mancha; Doraemon; Família Drácula; Família Trololó; Frankenstein Jr.; Globetroters; Godzilla e Godzuki; Goldie Gold; Homem Elástico e bebê elástico; Jackson Five; Josie e as gatinhas; Lorde Gato e Marmaduke; Mosquete, Mosquito e Moscado; O Judoca; O Pirata do Espaço; Os Impossíveis; Os Herculóides; Os Muzzarelas; Pandemonium; Patrulha Estelar; Pumuckel; Space Ghost; Superaventuras; Supertiras; Samurai Warriors; Shurato; Turma do Gasparzinho; Yu Yu Hakusho.

Início do Clube da Criança em 1983


Após a saída de Xuxa (1983-1986) para a Rede Globo em 1986, o programa passou a ser apresentado por Angélica (1986-1993) (assim como Xuxa, estreando em programas infantis), então com apenas 13 anos de idade. Depois foi apresentado pela atriz Milla Christie (1993-1994). No mesmo ano pela ex Miss, Pat Beijo (1994-1995), e depois por Debby (1997-1998). O programa foi criado e dirigido por Maurício Sherman.



Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa na Rede Globo entre 30 de Junho de 1986 a 31 de Dezembro de 1992, em substituição ao Balão Mágico.Mas foi reprisado de janeiro a abril de 1993,na transição das mudanças da programação da emissora.

1 Ano de sucesso do "Xou" e a inclusão do "beijo" nas janelas da nave da Xuxa em 1987

Ocupando as manhãs de segunda-feira a sábado, o programa apresentava quadros de auditório (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados. Apesar das sistemáticas reações negativas dos intelectuais e da crítica especializada, rapidamente Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso dos anos 80 e parte dos anos 90 e fez de sua apresentadora a estrela número 1 da Globo.

Xuxa com suas paquitas em 1987 na 1ª foto e em 1986 na 2ª

Escalado para substituir Balão Mágico, Xou da Xuxa herdou deste o horário, a fatia de público e o acervo de desenhos. Mas a estrutura básica do Xou da Xuxa vinha do Clube da Criança, programa do fim de tarde da Rede Manchete que revelou Xuxa como apresentadora. Mas na casa nova o programa ganhou melhores cenários, o tratamento do padrão Globo de qualidade e uma marcante mudança de órbita --- todos os elementos passaram a girar em torno da personalidade de Xuxa, o que, no limite, despertava nas crianças uma reverência praticamente religiosa.
Xuxa nos domingos com "Bobeou Dançou" nas tardes de 1989


Além de receber artistas convidados, Xuxa sempre cantava músicas de seu repertório. A partir de 1988, foi criado o quadro "Paradão dos Baixinhos", que ia ao ar nos programas de sábado, com a participação dos artistas que mais se destacavam na música nacional naquela época. Dentre os convidados mais frequentes estão Trem da Alegria, que gravou várias músicas com a apresentadora, Beto Barbosa, Cid Guerreiro (compositor de várias músicas de sucesso da Xuxa), Rosana, Patricia Marques, José Augusto, Dr. Silvana & Cia., Angel, Roupa Nova, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados.

Com o Dengue e suas Paquitas

Os desenhos ocupavam a maior parte do tempo do programa. Eis alguns títulos regularmente exibidos no Xou da Xuxa:  He-Man e os Defensores do Universo; Mickey & Donald; Rambo; Scooby-Doo; Popeye; Meu Pequeno Pônei; The Adventures of Teddy Ruxpin; Caverna do Dragão; She-Ra; As Tartarugas Ninjas; Smurfs; Snorkels; Zé Colmeia; Manda-Chuva; Os Flintstones;  Os Ursinhos Gummi; Peter Pan; Samurai Pizza Cats; Os Caça-Fantasmas; The Adventures of the Galaxy Rangers; G.I. Joe; Transformers; Mundo da Lua; Thundercats; Spiral Zone; Família Dinossauros; Os Superamigos.

A famosa "Turma da Xuxa"

Xou da Xuxa tinha um elenco de personagens. Alguns deles:  Paquitas, Paquitos, Moderninho, Dengue, Praga, Xuxo, Frentinha, Vóvuxa, Madame Caxuxá, Robuxo.


O programa foi cancelado em 31 de Dezembro de 1992. No último programa, Xuxa recebeu todas as ex-Paquitas. J. Silvestre surpreendeu a apresentadora com um "Esta é a Sua Vida" que culminou com a entrada de seu pai, com quem não falava há cinco anos, e não o encarou. Xou da Xuxa, depois continuou a ser exibido em uma temporada de verão e no ínicio de 1993 foi substituído em seu horário pela TV Colosso. Em Maio de 1994 era o ano em que Xuxa estrearia seu novo infantil. Era o Xuxa Park.

Emoções no último Xou da Xuxa em 1992

Seguem algumas curiosidades:  Estréia de Xuxa Meneghel na Rede Globo.  Nas férias de Xuxa e as Paquitas,a apresentadora era substituida por Sérgio Mallandro e os Paquitos.  Muitos elementos marcantes da atuação de Xuxa no programa da Globo ("Beijinho-beijinho, tchau-tchau", "baixinho", o corte de cabelo característico, a personagem Madame Caxuxá) já eram amplamente conhecidos na Rede Manchete pelos fãs do Clube da Criança (no qual começou a parceria Xuxa-Marlene Mattos).  O programa foi cancelado no final de 1992,mas o programa foi reprisado na transição da programação da emissora até abril de 1993.
Curto período do programa da Xuxa em 1993

4 comentários:

  1. eta epoca boa eu ja era quase adulto + nao esqueço nunca principalmente do dezenho do calvin eo coronel

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. VIVI MINHA INFÂNCIA SONHANDO EM CONHECER A XUXA. NÃO PERDIA UM PROGRAMA DELA. SAUDADES!!!!

    ResponderExcluir