SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TREM DA ALEGRIA

Trem da Alegria foi um grupo musical infantil criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan. Fez sucesso entre o público infantil e juvenil entre 1985 a 1992, o grupo lançou oito álbuns, que venderam ao todo aproximadamente seis milhões de cópias.


Luciano e Patrícia recebendo o Disco de Ouro, pela vendagem superior a 100.000 cópias do LP "Clube da Criança" .

Discos complentares: Emilinha e Robertinho de Recife e Xuxa no sucesso do disco "Clube da Criança" em 1984 


O Grupo começou em 1984, apenas com Luciano Nassyn e Patrícia Marx, quando a dupla gravou o disco Clube da Criança com Xuxa e Carequinha. A dupla estourou no Brasil todo com as músicas Carossel da Esperança e É de Chocolate.  Em 1985, já formavam um trio incluindo Juninho Bill, e finalmente Trem da Alegria lançou seu primeiro LP, com muitas participações especiais e dois sucessos estrondosos: Dona Felicidade (com Lucinha Lins) e Uni, Duni, Tê (com The Fevers).

Luciano, Patrícia e Juninho nos bastidores do Cassino do Chacrinha da TV Globo, gravado no Teatro Fênix, Rio de Janeiro. Atrás deles estão o Michael Sullivan e a Elke Maravilha e na outra foto, nos bastidores do programa do Jô.


 No ano seguinte, 1986, o grupo aumentou com a entrada de Vanessa e veio o apogeu do grupo. São do segundo disco duas músicas que viraram trilha sonora obrigatória das festas infantis: He-Man e Fera Neném, com Evandro Mesquita fazendo um dueto com Juninho Bill.  Em 1987 Patrícia deixou o Trem da Alegria (reaparecendo mais tarde em carreira solo), mas o sucesso do grupo chegou ao ápice com Piuí Abacaxi (com participação de Xuxa), Orquestra dos Bichos e Thundercats.

Programa Barros de Alencar na TV Record - 1985


Clube do Bolinha na TV Bandeirantes - 1985


O Trio da formação original do Trem: Luciano, Patricia e Juninho Bill

Em 1988 houve a entrada de Amanda Acosta. O grupo foi reformulado, com a saída de Luciano e Vanessa.  A formação a partir de 1989 passou a ser: Juninho Bill, Amanda Acosta e o novo integrante, Rubinho, que ficaram até o fim do grupo, em 1992. Com a última formação o grupo conquistou 3 discos de ouro e 2 de platina e se apresentou por todo o país e na África.
 
Foto com turnê juntamente com o grupo Menudo em 1985

Foto com Xuxa agora no comando do "Clube da Criança" em 1985

Primeiros Shows do Trem: Vários personagens infatis misturados: Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho e O Gato de Botas

No LP de 1988 a banda continuava no auge, com o sucesso das músicas Iô-Iô, Pra Ver se Cola e Xa Xe Xi Xo Xuxa. Porém, em 1989, a banda só emplaca um sucesso considerável, Jaspion-Changeman. Com o lento declínio do gênero musical infantil devido a vários fatores, como o surgimento de novos gêneros (lambada e outros), o Trem da Alegria vê seu sucesso começar a esvair-se lentamente. O disco de 1990 pode ser considerado um dos mais fracos.

Encartes e Discos complementares do sucesso "Trem da Alegria" de 1985

Em 1991 a banda ainda emplaca dois sucessos consideráveis, Lobisomem e Tartaruga Ninja, mas os tempos eram outros e a música infantil havia sido relegada a segundo plano. Em 1992, com os integrantes se tornando adultos, a banda ainda emplacou mais um sucesso, a música Alguém No Céu que fez parte da trilha sonora da novela das oito, De Corpo e Alma. Logo depois a banda é encerrada, lançando seu último LP.
Formação de 1986:  Luciano, Patricia, Juninho Bill e Vanessa


Lançamento do Disco "Trem da Alegria" 1986


Disco complentar do sucesso "Zeppelin" com Roupa nova, repetindo o sucesso de "Carrossel de Esperança".

No ano de 2002 surgiu uma nova formação do grupo cujos integrantes eram: Bárbara - que havia participado do musical Les Misérables que ficou 1 ano em cartaz em São Paulo, João Augusto - que cantava na igreja, Sayuri - que se apresentava no Raul Gil e era campeã de Karaokê e Yago - também calouro do Raul Gil que se apresentava com a família.

Com Elba Ramalho compartilhando do mega sucesso "He-man"


Luciano com a espada de Grayskull


O grupo em entrevista já denotando o grande sucesso por conta do repertório e afinação dos componentes

O grupo gravou dois CDs, um com músicas inéditas e algumas das antigas formações de Trem da Alegria, e um CD-Vídeo com regravações de outros artistas. O novo Trem da Alegria se apresentou em diversos programas de televisão em quase todas as emissoras de TV do Brasil, além de terem ficado em temporada no Teatro Gazeta em São Paulo, com o que eles chamavam de um Pocket Show. Fizeram Shows em Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia entre outros lugares. A formação se dissipou no ano de 2004 início de 2005.
Formação de 1987, porém logo Patricia sairia para seguir carreira solo e a nova integrante Fabíola pouco ficaria no Trem.


Com Xuxa no encarte do disco "Trem da Alegria" de 1987


Luciano, Vanessa, Juninho Bill e Fabíola (sentada) nesta foto que pertence ao acervo pessoal da Fabíola

Disco complementar com o carro chefe do Trem: Thundercats, porém o maior sucesso do álbum seria "Piuí Abacaxi".

Matéria com entrevista do Trem da Alegria em 1987

Luciano (1984-1989) - Luciano saiu do Trem da Alegria porque já estava com 16 anos. A RCA havia prometido uma carreira solo para ele, mas não aconteceu. Hoje Luciano tem uma banda chamada PopUp.
Luciano na época de sua carreira solo ao sair do grupo e atualmente

Patrícia (1984-1987) - Patrícia conseguiu uma carreira solo com o nome Patrícia Marx. Teve algum sucesso no começo, mas acabou esquecida pela mídia depois de alguns anos. Patrícia virou mamãe em 1998.
Patricia no Clube da Criança ao lado de Xuxa e Luciano e atualmente

Juninho Bill (1985-1993) - Juninho Bill lançou sua banda em 1993, o Juninho Bill e Banda Acesso Livre. No começo, eles só tocavam covers e acompanhavam Juninho. Mais tarde, a banda começou a compor canções próprias e mudou seu nome para Schulapa. Hoje Juninho Bill usa o nome Bill "Favela".

Juninho Bill em 1989 e atualmente

Vanessa (1986-1989) - Vanessa saiu do Trem da Alegria para fazer dupla com Luan. A música "Quatro Semanas de Amor" foi um grande hit, mas não conseguiram emplacar e só lançaram um LP em 1990. Luan e Vanessa casaram, ficaram afastados da carreira musical e ficaram morando no interior paulista por alguns anos. Voltaram à carreira artística com o grupo vocal chamado Cantores de Deus.

Luan e Vanessa em 1990 na primeira foto com o sucesso "Quatro Semanas de Amor" e atualmente.

Amanda (1988-1993) - Amanda seguiu carreira de atriz. Em 1993, ela atuou na novela "O Mapa da Mina". Depois da novela, ela fez alguns comerciais para a televisão e também atuou em várias peças de teatro. Destaque para a peça "Terror dos Mares", uma adaptação da obra "Geografia de Dona Benta" de Monteiro Lobato, onde Amanda interpretou a personagem Narizinho. Em 2000, Amanda atuou no humorístico "Ô Coitado" do SBT, interpretando a personagem Tábata. Em novembro de 2000, Amanda participou do tradicional Sarau de Charles, se apresentando como cantora.

Amanda ao lado de Luciano na 1ª foto e atualmente na 2ª

Rubinho (1989-1993) - A mídia infelizmente não fala o que aconteceu com Rubinho. Juninho Bill, Vanessa e Luciano apareceram em alguns programas de televisão em 2000 e 2001, mas não disseram nada sobre o ex-integrante. A única coisa que se fala é que ele tem alguns projetos, mas não sabemos se é com música ou se é fora do meio artístico. Rubinho ainda mantém contato com Vanessa, Luciano, Juninho Bill e Amanda.

Rubinho em 1989 e "careca" no TV Xuxa em 2009 juntamente com Patricia, Luciano e Juninho Bill

Em 1999, a BMG lançou uma coletânea do Trem da Alegria em CD. O disco faz parte da série Focus, trazendo 20 sucessos do grupo. Não há previsão de lançamento dos álbuns originais em CD. Por enquanto, esta coletânea é o único álbum do Trem da Alegria em catálogo nas lojas. Os discos antigos ainda podem ser encontrados em LP e em K7, custando entre R$ 5 e R$ 10 (novos ou em bom estado).

A galera antiga do Trem toda reunida
fontes:
http://www.infancia80.com.br/
http://pt.wikipedia.org
http://letrasdotrem.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Olá, amei o site. Eu sou dessa geração e curtia demais essa Turma.

    Só queria retificar uma coisa: A Vanessa do Trem da Alegria que se casou com o cantor Gospel LUAN, não é a Vanessa Camargo filha do cantor Zezé de camargo e Luciano Camargo. É uma coincidência.

    Essa Vanessa é outra pessoa, outra face, etc... Consertam esse erro por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos sabem disso!!!
      Que não são a mesma pessoa.

      Excluir
  2. Adorei o Site. Saudade dessa turminha talentosa.

    ResponderExcluir
  3. EU CONHECI O RUBINHO HJ NA RUA!
    JÁ CONHECIA DE VISTA, MAS NEM IMAGINAVA Q ERA ELE!! >D

    ResponderExcluir
  4. o juninho bill nunca usou o nome bill favela, isso é boato da internet

    ResponderExcluir
  5. estou com muitas saudades dessa época que marcou muito minha infância.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muita saudade dessa época!!!!
    Bjs para eles!!!!

    ResponderExcluir
  7. sinto saudade dessa época, realmente as musicas eram para crianças ....... gosto de ouvir até hoje .hoje eu tenho 33 anos sou mãe de um menino de 10 meses....

    ResponderExcluir