SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DOMINÓ

Dominó é um grupo musical brasileiro que teve seu auge nos anos 80 e depois no final dos anos 90. Foi criado pela produtora de Gugu Liberato.


Concebido nos moldes do grupo portorriquenho Menudo, apareceu em 1984, com o hit Companheiro. Ao mesmo tempo em que o grupo Menudo estava estourado no Brasil, o então apresentador do programa Viva a Noite, Augusto Liberato (Gugu), através de sua agência Promoart, resolveu formar uma versão nacionalizada do grupo. Para a formação do grupo, diversos garotos com idades entre 14 e 15 anos realizaram testes nos quais precisavam saber cantar e dançar. Os selecionados foram Affonso Celso Lucatelli Nigro (Afonso Nigro), Lenilson dos Santos (Nill), Marcos Roberto Quintela (Marcos) e Marcelo Henrique Rodrigues (Marcelo). Ainda em 84, o grupo lançou um compacto pela CBS com duas versões de sucessos de um grupo mexicano: Ela Não Gosta de Mim e Companheiro, que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a clipe lançado no programa global Fantástico.

Formação Original do grupo em seu auge na década de 80

Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro LP pela CBS e vinha com, além das famosas Companheiro e Ela Não Gosta de Mim, a música Ainda Sou Você, faixa de trabalho desse álbum. Além disso, contava com a participação especial do grupo Balão Mágico nas faixas Chega Mais um Pouco e Fim de Semana. Em 1986, além de ser presença constante em programas de TV, principalmente da TVS, o grupo ganha um especial da emissora em um resort. No mesmo ano o Dominó lança um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Por aqui, o segundo álbum vinha puxado pelos sucessos Guerreiros, Mariá, Amor e Música e Jura de Amor.



Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro LP é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Esse disco contou com sucessos como P da Vida, que "estourou" logo em seu lançamento, seguido de Manequim e Medusa. Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Os Fantasmas Trapalhões juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato. Em 1988, o álbum preto, como é chamado, mostra uma fase de amadurecimento do grupo e traz músicas de caráter mais reflexivo. Esse LP trouxe os sucessos Com Todos Menos Comigo (Vai por aí/ Com uns e com outros/ E passa por mim/ Faz pouco de mim / Anda muito bem / Com todos menos comigo / seus olhos são / são verdes bofetada...), Bruta Ansiedade (...é uma bruta ansiedade / Periga a sufocar / O vento fica na saudade / Do ar, do ar / Quero respirar...) e As Palavras, com a participação especial de Angélica, na época apresentadora dos programas Clube da Criança e Milk Shake, na Rede Manchete. Nesse mesmo ano o quarteto ainda participou de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, onde cantam a música Paraíso.


Tudo ia bem até Nill deixar o grupo e partir em carreira solo. A despedida foi no programa Viva a Noite em 19 de outubro de 1989. A Promoart preferiu seguir a carreira do grupo somente com os três integrantes e lançou, em 1990, um LP puxado pelas faixas Maria, Felicidade Já e Leilão. Porém, desde a saída de Nill, o grupo havia perdido grande parte de sua popularidade e de seu espaço na mídia.
 


Isso se deve também à formação do grupo Polegar (banda juvenil lançada também pela Promoart Shows). Ao contrário do Dominó, o Polegar não se utilizava de coreografias e sim de instrumentos musicais se destacando por ser a 1a banda juvenil lançada a nível nacional, formada por 4 integrantes: Alan Frank - teclados; Alex Gill - baixo/vocal principal; Rafael Ilha - guitarra/vocal e Ricardo Costa - bateria.

Entrada de Rodrigo Faro e saída de Nill

O grupo Dominó ainda lançou mais um disco em 1992, porém não contava mais com seu principal integrante e vocalista Afonso Nigro, que deixou o grupo alguns meses antes do LP ser gravado. A Promoart e a Sony Music, que havia comprado a CBS, preferiram reativar o quarteto, escolhendo dois novos integrantes: um garoto chamado Ítalo e o apresentador do programa infantil ZYB Bom, da Rede Bandeirantes, Rodrigo Faro. Este disco teve apenas um sucesso: a faixa Sem Compromisso, que era cantada por Marcelo e contava com a participação especial da namorada dele na época, a apresentadora do SBT Mara Maravilha.

Rodrigo Pavanelo na nova formação

Em 1993, Marcos deixou o grupo e foi substituído por Klaus. No final do mesmo ano, foi a vez de Marcelo se despedir no programa Sabadão, em que relembrou o antigo sucesso Manequim. Em seu lugar ficou o garoto Fábio. A formação passou a ser: Rodrigo Faro, Klaus, Fábio e Ítalo. Anos mais tarde Klaus Hee (que é modelo também) posa para a G Magazine nos anos de 2004 e 2006 e forma uma banda de Pop Rock e que toca covers de músicas dos anos 80 e 90 chamada Kilometro Cúbico (ou KM3).

Os integrantes "ontem" e "hoje"

Nos anos seguintes o grupo caiu no esquecimento, porém em 1997 o Dominó reapareceu e voltou a fazer sucesso, graças à música Baila, Baila Comigo. Esta formação era composta por Rodrigo Phavanello, Héber, Rodriguinho e Cristiano. Após alguns anos sumidos, o grupo voltou em 2003 com novos integrantes e nova proposta, porém não pertencendo mais à Promoart. O novo empresário apenas paga o direito pelo uso da marca Dominó a Gugu. A formação foi composta por Mike, Ricky, Diego e Leandro e o grupo apareceu poucas vezes em programas de televisão, como é o caso do Domingo Legal, do SBT, em julho de 2003, e dos programas Superpop e Bom Dia Mulher, na RedeTV!. As músicas eram compostas pelos integrantes e as faixas de trabalho foram Coração Parou e Baby, mas o sucesso não durou muito tempo.
 
Afonso hoje
 
No ano de 2008, depois de mudarem os integrantes, os ex-integrantes Arthur Cezar, Leandro Lemos, Alexandre Albertoni e Isaac (que era novato) resolvem formar um novo grupo chamado DMO. O grupo não durou e acabou. Em 2007, Alexandre Albertoni (que é primo da modelo e apresentadora Gianne Albertoni) posou nu para a revista G Magazine.
 
Alexandre na última formação do grupo Dominó
 
Em fevereiro de 2008 houve uma nova seleção para escolher os novos integrantes no Rio de Janeiro e escolheram os cariocas Rafael Pires, Vinícius, Thalis e Jojo para integrar a nova formação. Eles ficaram dividindo um apartamento na Barra da Tijuca e ensaiando e gravaram o primeiro álbum que teria quatro canções inéditas e oito regravações da primeira formação. Em março, o cantor Rafael Pires sofre um sequestro-relâmpago e depois é solto (a notícia repercutiu na mídia). Segundo o jornal O Globo, o grupo iria até abril de 2008 se apresentar no programa Domingo Legal (do SBT) com o Afonso Nigro e o Rodriguinho, mas depois não se tem notícias do grupo.
 
 
fonte:
http://pt.wikipedia.org

3 comentários:

  1. uau adorei!!!!! eu sempre achei o rodrigo + bonito alem daquele cabelo!!!!!!!kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. porco o grupo não se encontra outra vez em algum programa

    ResponderExcluir
  3. maravilhosooooo saudades do grupo.fez mega sucesso.........

    ResponderExcluir