SEJA BEM-VINDO AO SUPERFANTÁSTICO - INFÂNCIA DE OURO!

Mais que uma viagem no tempo, este blog é um resgate dos melhores momentos da nossa inância, seja ela dos anos 70, 80, 90, 00... Aqui encontraremos os melhores sucessos de nossas festas, os discos de vinil já remasterizados, além de algumas raridades que só serão encontradas aqui. Aproveito para agradecer aos blogs Musicas Infatis 80, Infância 80, Cantos & Encantos, e Letras do Trem que me serviram de inspiração e algumas fontes. Ao passar por esse blog, não deixe de registrar seu pedido!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ATCHIM & ESPIRRO

Eduardo Reis e Carlos Alberto de Oliveira, respectivamente o Atchim e o Espirro, sempre estiveram ligados ao meio artístico. Espirro, filho de ator, desde os cinco anos acompanhava seu pai nas gravações de programas das redes Record e Tupi. Claro que seria impossível que ele ficasse imune a virar um artista também, mesmo que mirim. Aos seis anos ele começou a fazer participações como cantor em programas como o do famoso palhaço Arrelia. Aos treze anos, apareceu um circo no Broklin, bairro paulista em que ele morava: “Fiquei encantado e comecei a cantar no circo”, relembra o palhaço. Até então, suas atividades variavam entre ser cantor, apresentador e faz tudo. ”Um belo dia um palhaço faltou, isso foi em 81, e pela primeira vez coloquei a maquiagem no rosto, nunca mais deixei de ser palhaço”. Assim começou a vida de palhaço de Carlos.



Eduardo, o Atchim, atuava em teatro e começou também a fazer pontas em programas humorísticos da TVS, atual SBT. Como o talento dos dois era evidente para fazer as pessoas rirem, em 1983 eles foram parar na televisão fazendo participações em um quadro do programa “Turma da Pipoca”. O quadro era feito por Carlos Alberto e seu filho de quatro aninhos e atuavam com os nomes de “Janela e Janelinha”. Eduardo Reis também participava do quadro e já usava o nome artístico de Atchim – foi aí que eles se conheceram.


Em 1984 a dupla ganhou um programa próprio, o “Brincando na Paulista” na TV Gazeta, que era transmitido somente em São Paulo e Santos. E este é um episódio interessante na carreira da dupla: a Xuxa, que apresentava o programa “Xou da Xuxa” na Rede Globo em 1987, viajava freqüentemente a São Paulo, e dos hotéis em que se hospedava assistia ao programa de Atchim e Espirro. “Um dia nos ligaram da produção perguntando se a gente podia participar do programa no Rio de Janeiro. Claro que topamos”. Para surpresa da dupla, ao chegar na gravação, a loira, mostrou que sabia suas músicas inteirinhas. “Ela nos perguntou se a gente podia voltar no dia seguinte para cantar outra música e a gente vibrou”, disse Carlos.


Depois da primeira aparição no programa da Xuxa, a dupla a acompanhou por mais de oitenta shows pelo Brasil inteiro. Até a música de maior sucesso dos palhaços tem a ver com a antiga protegida de Marlene Mattos. “Um dia estávamos no camarim, esperando para nos apresentar quando Cid Guerreiro estava lá ansioso para mostrar para a Marlene a letra de “Ilariê”. Nós ouvimos a música antes de todo mundo e adoramos, dissemos a ele que estávamos para lançar um disco e que o que precisávamos era de uma música como aquela, com alto-astral. Ali mesmo ele fez a letra de “Circo de Alegria”. Em cerca de 20 minutos nós tínhamos em mãos a música que alavancou nossa carreira”.


Na mesma época em que os dois estavam no auge da carreira, o SBT exibia duas vezes por dia o programa do Bozo. Quando questionados se havia uma certa concorrência entre os palhaços eles disseram: “Naquela época não existia esse negócio de Ibope e de competição. Nós éramos amigos, fizemos diversas participações no programa deles (“deles” porque já existiam uma série de “bozos” que se revezavam para fazer os programas”) e no horário em que o nosso show ia ao ar éramos sempre os mais assistidos. Já que o programa do Bozo passava de manhã e de tarde, a criançada queria variar”.


Depois de quatro anos na TV Gazeta, a dupla se mudou para a Rede Bandeirantes com o programa “Circo da Alegria” que ficou no ar por apenas um ano. Após isso, a dupla se separou.


Em 1998 a gravadora Som Livre os chamou para lançarem uma coletânea de sucessos e a carreira dos dois foi retomada. Nesses 20 anos de parceria que a dupla Atchim e Espirro está comemorando neste ano de 2004, foram nove discos gravados e mais de 600 mil cópias vendidas. “Deu pra ganhar dinheiro sim, mas nada assim para esbanjar” – se “defende” Carlos.


Atualmente os palhaços têm feito participações em vários programas de televisão e comandam um circo próprio que conta com vinte e dois artistas. O circo faz três apresentações no sábado e outras três no domingo. Segundo Espirro, são cerca de mil espectadores por apresentação.


OBS: Carlos, o Espirro, tem dois filhos: o Carlos Junior que foi o “Janelinha” e a Cintia e três netinhos que ele fez questão de dizer os nomes: Vinícius, Maria Julia e Igor.

fonte

Um comentário:

  1. Atchim e Espirro precisam voltar para a TV. Precisamos de um programa para nosso filhos. Que saudades desta dupla.Ouvi boatos que estariam voltando ao SBT e na Record.....mais ainda não foi divulgado nada. Imagina o sucesso !!!! Se carrossel que era da época esta estourando, imagina a dupla então.
    Volta Atchim e Espirro para TV....voltem por favor !!!

    ResponderExcluir